Fechar menu lateral

Feira de Ciências da UFJF realizará exposições de trabalhos e palestra sobre o universo da Física

Em 2012, evento reuniu estudantes de 22 escolas da região (Foto: Divulgação)

Instituições federais de todo o país estão se preparando para a Semana da Física (SEFIS), que será realizada no mês de outubro. Com o objetivo de incentivar as comunidades docente e discente a participarem de palestras e exposições de trabalhos científicos, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF promoverá no dia 23 de outubro mais uma edição da Feira de Ciências.

O professor do Departamento de Física e coordenador da Feira, Maikel Yusat, destaca que o evento é uma atividade extraclasse e busca incentivar alunos e professores. “Além de mobilizar os alunos a estudarem física, também é um momento de capacitação para os professores, pois a disciplina pode ser ensinada e aprendida de forma agradável e eficaz”. A Feira de Ciências tem como público-alvo alunos do ensino fundamental e médio das escolas de Juiz de Fora e região, alunos da UFJF e professores. Poderão participar escolas tanto públicas como privadas.

A programação do evento é divida em dois períodos. Pela manhã, serão realizadas mostras de ciências com alunos dos cursos de Matemática, Estatística, Ciências da Computação e Física da UFJF e palestra sobre profissões que envolvem o campo científico. À tarde, estudantes do ensino fundamental e médio irão expor seus trabalhos na Feira de Ciências. Em 2012, a Feira recebeu 120 trabalhos para exposição dentre as 22 escolas de Juiz de Fora e região que participaram. Para este ano, segundo Yusat, a estimativa é que o público aumente e atinja 600 pessoas.

Palestra e Premiação

Para Yusat, o evento também é um momento de capacitação para os professores, pois a disciplina pode ser ensinada de forma agradável e eficaz (Foto: Nathalia Nascimento/Proex)

Para Yusat, o evento também é um momento de capacitação para os professores, pois a disciplina pode ser ensinada de forma agradável e eficaz (Foto: Nathalia Nascimento/Proex)

Neste ano, a Feira receberá a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Regina Pinto de Carvalho, autora de livros que explicam como a Física está relacionada de forma prática ao cotidiano das pessoas. Yusat considera que participação de Regina irá contribuir para a aprendizagem e interesse dos alunos pela Física, uma vez que a professora abordará aspectos menos teóricos e mais atrativos da disciplina.

Todos os alunos receberão certificado de participação. Os trabalhos expostos serão julgados por professores e alunos do Departamento de Física, que atribuirão notas em vários quesitos e os melhores serão premiados. A banca, composta por no mínimo quatro julgadores, irá avaliar os trabalhos considerando fatores como criatividade e conhecimento em função da escolaridade do participante.

A exposição será dividida em três grupos, de acordo com as etapas do ensino fundamental e médio.  “Nas exposições, teremos trabalhos simples e complexos. Serão apresentados desde um detergente caseiro até um controle remoto de avião. É um espaço que une criatividade e ciência”, destaca o organizador do evento.

A Feira de Ciência será realizada no novo prédio do ICE. O evento é totalmente gratuito e as inscrições devem ser realizadas no site http://eventos.fisica.ufjf.br/index.php até o dia 15 de outubro.

Outras informações: (32) 2102-3307 (Departamento de Física)