Alunos participantes do Parlamento Jovem 2013 recebem certificado na Câmara Municipal de Juiz de Fora

A cerimônia contou com a presença de cerca de 100 alunos das escolas estaduais, além de alunos de diferentes cursos da UFJF, que dão assessoria aos adolescentes na discussão das propostas

A cerimônia contou com a presença de cerca de cem alunos de escolas das cidade (Foto: Lo-Huama Marques/Proex)

“Só tem direito aquele que o conhece.” Com essa frase, a aluna da Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, Laura de Oliveira, concluiu o seu discurso na solenidade de encerramento das atividades do Parlamento Jovem 2013, realizada no último dia 27. A jovem estudante de 16 anos abordou a importância do conhecimento do cenário da política nacional para que todos possam exercer os seus direitos e cumprir os seus deveres de cidadão. “Comecei a me interessar e estudar política, pois percebi que não tinha nenhuma noção sobre o tema, que considero muito importante. Foi o desejo de exercer meu papel de cidadã que fez com que eu buscasse informações sobre o assunto.”

A cerimônia encerrou a quarta edição do Parlamento Jovem em que escolas de Juiz de Fora participaram. Até 2009, o projeto, criado em 2004 pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, era realizado apenas com escolas de Belo Horizonte, sendo ampliado para outros municípios do Estado a partir de 2010. Na cidade, a iniciativa é coordenada pelas professoras Marta Mendes e Patrícia Rangel, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Segundo Patrícia, a ideia central do projeto é fazer com que os alunos do Ensino Médio tenham acesso a conteúdos e às dinâmicas próprias do poder legislativo. “É preciso que os nossos representantes políticos deixem de ser figuras estranhas para esses jovens. Os alunos participantes desta edição têm demonstrado interesse e maturidade para discutir as questões políticas do país.”

Consciência e Sustentabilidade

Estudante Laura de Oliveira: “Foi o desejo exercer o meu papel de cidadã que me levou a buscar informações sobre o assunto”

Estudante Laura de Oliveira: “Foi o desejo exercer o meu papel de cidadã que fez com que eu buscasse informações sobre o assunto” (Foto: Lo-Huama Marques/Proex)

Neste ano, o Parlamento Jovem teve como tema “Cidades Sustentáveis – desafios para as novas gerações”. Os adolescentes discutiram temas como conservação da água, produção e consumo e gestão do espaço urbano e rural. Os assuntos foram discutidos e votados em plenária na cidade de Belo Horizonte no mês de setembro. Segundo a estudante do sexto período de Ciências Humanas e bolsista do projeto, Júlia Gomes, é importante sentir a esperança de que o jovem não é tão alienado como alguns dizem. “É preciso que essa parcela da sociedade esteja em contato com a política e tome consciência da nossa identidade.”

A cerimônia contou com a presença de cerca de cem alunos das escolas estaduais Marechal Mascarenhas de Moraes e Padre Frederico Vienken, dos colégios Cenecista Monteiro Lobato e Santa Catarina, e do Instituto Estadual de Educação. Além dos estudantes, também estiveram presentes na bancada do auditório da Câmara Municipal, a professora Patrícia Rangel, do departamento de Ciências Sociais, além de alunos de diferentes cursos da UFJF, que oferecem assessoria aos adolescentes na discussão das propostas.