Projeto de extensão analisa qualidade de alimentos e águas

Projeto dá suporte às ações de controle de qualidade a empresas de pequeno e médio porte da região (Foto: Laís Machado/Proex)

As análises laboratoriais são fundamentais para avaliação da qualidade de águas e alimentos, bem como para proteção da saúde pública. Na Zona da Mata Mineira, poucos locais realizam esse tipo de trabalho. Com objetivo de dar suporte às ações de controle de qualidade a empresas de pequeno e médio porte da região e interessados no serviço, foi criado em 1999 o projeto de extensão “Qualidade de alimentos e água”, coordenado pela professora do Departamento de Alimentos e Toxicologia da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da UFJF, Miriam Aparecida de Oliveira.

As atividades são realizadas no Laboratório de Análise de Alimentos e Águas e buscam promover avaliações físico químicas e microbiológicas dos derivados de leite, água e outros produtos.  As análises podem ser solicitadas por qualquer pessoa, empresa, ou instituição, mediante o pagamento da taxa de prestação de serviço. Os interessados recebem as instruções e o recipiente para a coleta das amostras.

Experiência
A farmacêutica Martha Eunice de Bessa, uma das colaboradoras da ação, acredita que a iniciativa pretende auxiliar o aluno para a vida profissional. “Eles fazem um treinamento idêntico ao das pessoas que estão inseridas no mercado.”

Segundo a bolsista e estudante do 8° período do Curso de Farmácia e Bioquímica, Amanda Bonelli, o projeto auxilia na formação dos estudantes. “Acho a iniciativa importante, pois somente assistindo às aulas não temos a noção de como será a realidade da profissão.” A estudante faz parte da iniciativa há três anos e conta que os acadêmicos têm a possibilidade de perceberem se realmente se identificam com a área. “O farmacêutico não fica apenas na bancada. Ao trabalhar no laboratório, o profissional precisa fazer tudo corretamente, conforme a legislação. Isso confere credibilidade ao trabalho.”  O Laboratório de Análise de Alimentos e Águas está localizado no primeiro andar da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da UFJF. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

Outras informações: (32) 2102-3804 (Laboratório de Análise de Alimentos e Águas) ou pelo site https://www.ufjf.br/laaa