Fechar menu lateral

Faculdade de Letras discute sociedade em ciclo de cinema

Longa "Nascidos em Bordéis" será debatido no dia 21 de agosto (Divulgação)

Longa “Nascidos em Bordéis” será debatido em 21/08 (Divulgação)

Com o objetivo de diminuir o déficit cultural e permitir a vinculação do saber acadêmico com as diversas expressões artísticas, a Faculdade de Letras da UFJF criou em 2002 o projeto “Cultura no Campus”. Coordenada pela professora da Faculdade de Letras, Enilce Rocha, em parceria com o professor André Monteiro, a iniciativa realiza semestralmente ciclos de cinema. Neste semestre, as atividades estão sendo realizadas no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) sempre às quartas-feiras, às 19h30.

Iniciada em julho, a mostra traz como tema “Crianças e adolescentes: um outro mundo é possível”. Até o fim de agosto, serão apresentados e debatidos os filmes “Iracema”, “Eu não tenho medo” e “Nascidos em Bordéis”. A coordenadora da iniciativa Enilce Rocha destaca a importância de se desenvolver um olhar diferenciado sobre o cinema e de fomentar o debate acerca das questões sociais. “A cidade vive um vazio cinematográfico. O cinema, enquanto arte e cultura, desapareceu. Precisamos transformar essa realidade e passar a entender a arte como parte fundamental da formação cultural”.

Ao final de cada exibição, são realizadas discussões em torno da cultura e da política, com o objetivo de repensar a sociedade por meio do cinema. Segundo Enilce, por meio dos encontros, mediados sempre por um cineasta local, o projeto busca possibilitar o diálogo entre a academia e a sociedade e a formação crítica através da mediação cultural.

Filme "Eu não tenho medo" será o destaque do projeto em 14/08 (Divulgação)

Filme “Eu não tenho medo” será o destaque do projeto em 14/08 (Divulgação)

As inscrições são gratuitas. Os interessados podem se inscrever na secretaria da Faculdade de Letras (Fale) ou pelo e-mail ciclodecinemafaleufjf@gmail.com.

Confira abaixo a programação do ciclo:

07/08: Iracema (Jorge Bodanzky, 1976)
Mediação: André Monteiro

– 14/08: Eu não tenho medo (Gabrielli Salvatores, 2012)
Mediação: Claudia Rangel

– 21/08: Nascidos em Bordéis (Z Briski e R. Kaufmann,2004)
Mediação: Wagner Lacerda