Análise de saliva é ponto de partida para orientação sobre saúde bucal de crianças

Equipe visita escolas com o objetivo de apresentar medidas de prevenção e orientar sobre a importância da saúde bucal para crianças

Equipe visita escolas com objetivo de apresentar medidas de prevenção e orientar sobre a importância da saúde bucal para crianças (Foto: Divulgação)

Os cuidados com a saúde bucal devem ser tomados desde a infância. De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 66% das crianças brasileiras com até 12 anos sofrem com cárie dentária. Com objetivo de apresentar medidas de prevenção e orientar sobre a importância da saúde bucal para crianças, foi criado em 2009 o projeto de extensão “Análise Bioquímica da saliva: estratégias e prevenção”, coordenado atualmente pela professora do departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Priscila de Faria. Segundo a docente, a iniciativa atende alunos de escolas públicas e particulares entre seis e 11 anos. “Essa é a faixa etária em que as crianças estão em fase de troca de dentes ‘de leite’ para dentes permanentes e que já compreendem os fatores relacionados à saúde bucal”, destaca.

A ação atende uma escola por semestre. As instituições de ensino são escolhidas por região e pela vontade da direção em participar. “Precisamos de autorização para frequentar a escola uma vez por semana durante um semestre. Assim, estabelecemos o contato contínuo e facilitamos a interação da equipe com as crianças.” Ao todo, seis escolas já foram atendidas e aproximadamente 800 crianças foram beneficiadas. De acordo com Priscila, as próximas atividades serão realizadas em agosto e ainda não foi escolhida qual escola será atendida.

Ação desenvolve atividades lúdicas, como jogos, teatro de fantoches, filmes e cartazes (Foto: Divulgação)

Segundo a estudante do sexto período do curso de Odontologia, Raphaela Lima, a equipe promove palestras educativas para pais e professores e elabora cartilhas e demais materiais que ensinam o autocuidado. Bolsista há dois anos e meio, Raphaela afirma que a ação desenvolve atividades lúdicas de acordo com a faixa etária trabalhada, como jogos, teatro de fantoches, filmes e cartazes. “Cada criança recebe um kit com escova, pasta de dente e fio dental para continuar a praticar em casa os hábitos de higiene bucal ensinados pela equipe do projeto.”

Análise da saliva
O projeto também desenvolve atividades no Laboratório de Bioquímica Nutricional. Apenas as crianças que tiverem autorização dos pais terão as amostras de salivas analisadas. De acordo com o bolsista e estudante do quinto período do curso de Odontologia, Erik Gonçalves, o procedimento é dividido nas análises microbiológica e bioquímica da saliva coletada dos assistidos. Nesse procedimento, é possível identificar quais são os microrganismos presentes na cavidade bucal responsáveis por causarem a cárie dentária. Segundo a coordenadora, as ações educativas relacionam-se com as análises laboratoriais. “Enviamos aos pais um pequeno laudo com as informações microbiológicas da saliva dos seus filhos. Esse laudo tem a finalidade de comprovar se as crianças têm escovado os dentes com frequência, o que serve de estímulo para alguns ou de advertência para outros.”

Aprendizado

Alunos do curso de odontologia aplicam técnicas de atendimento aprendidas em sala de aula e sentem-se realizados como bolsistas o projeto

Alunos do curso de Odontologia aplicam técnicas aprendidas em sala de aula e sentem-se realizados como bolsistas do projeto (Foto: Divulgação)

Duas professoras e nove bolsistas dos cursos de odontologia e farmácia integram a equipe. Segundo Priscila, a experiência semanal na escola provoca grandes mudanças na forma de agir e pensar. “Ao cuidar e tentar instruir públicos distintos, como crianças, pais e educadores, os alunos amadurecem e aprendem o que é ser responsável pelas informações transmitidas.”

O aluno do décimo período do curso de farmácia, Sólon Leite, afirma que o projeto contribui para a melhor aplicação das técnicas aprendidas em sala de aula.  Já a bolsista Líllian de Freitas, estudante do sexto período de odontologia, destaca que a área de prevenção e promoção de saúde bucal ainda é pouco valorizada pelos profissionais de saúde. “Ficamos felizes quando percebemos que as crianças participantes do projeto mudam os hábitos de higiene bucal e levam o aprendizado para seus familiares em casa.”

A equipe da iniciativa é composta pelas professoras Priscila de Faria e Isabel Cristina Leite e pelos estudantes de Odontologia, Amanda Carvalho, Daniela Silva,  Erick Gonçalves, Isabella de Almeida, Líllian de Freitas, Raphaela Lima e Vanessa Brígido, e de Farmácia, Flávia Moreira e  Sólon Leite.

Outras informações: