Fechar menu lateral

Iniciativa realiza ações educativas sobre radioterapia com pacientes

Iniciativa busca explicar procedimentos de radioterapia a pacientes (Reprodução de Internet)

A radioterapia é um tratamento pouco conhecido pelas pessoas, inclusive pelos portadores de câncer que precisam se submeter a esse procedimento. Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas e informar sobre o método, foi criado há um ano o projeto de extensão “Tirando os estigmas da radioterapia frente ao paciente oncológico”, coordenado pela professora Ângela Gollner, da Faculdade de Medicina. Segundo a oncologista do Hospital Universitário da UFJF (HU) e coordenadora técnica do projeto, Adriana Ferreira, a iniciativa atende os pacientes do ambulatório oncológico do HU. Ao todo, 80 pessoas já passaram pela ação desde sua criação.

Segundo Adriana, o projeto consiste em explicar ao paciente, por meio de uma linguagem fácil e acessível, o que é radioterapia, quais são os procedimentos e os possíveis efeitos colaterais. “Elaboramos uma cartilha com imagens, nas quais mostramos como funciona o tratamento.” Ela destaca que a participação da família é fundamental nessa etapa. “É muita informação para o paciente absorver. Quando ele vem acompanhado, cada pessoa aprende uma parte e fica mais fácil de compreender.”

Os pacientes são orientados por profissionais que integram o projeto de extensão antes de iniciarem a radioterapia, durante o procedimento e até cinco anos depois do tratamento. O programa funciona de terça a quinta-feira, das 07h às 12h, no ambulatório oncológico do Centro de Atenção à Saúde (CAS/HU).

Aprendizado

Da esquerda para a direita, a bolsista Tatiana, a médica Lívia e a coordenadora técnica Adriana (Foto: Laís Machado/Proex)

A bolsista Tatiana Roiz, estudante do 11º período da Faculdade de Medicina, faz parte da iniciativa desde o início. Ela acredita que a importância para os acadêmicos é conviver com os pacientes. “Não lidamos com eles ao longo da nossa formação. No projeto, conhecemos melhor suas dúvidas, dificuldades e também os efeitos e consequências do tratamento”, destaca.

Para a coordenadora técnica, a ação é uma oportunidade para os estudantes conhecerem a radioterapia, já que o tratamento também é pouco conhecido pelos futuros profissionais médicos que não estão envolvidos nessa área. “Aqui, oferecemos atendimento clínico de oncologia, mas ainda não temos um serviço de radioterapia dentro do hospital. Então, os acadêmicos podem passar o curso inteiro de medicina sem nunca ter acompanhado um tratamento desse tipo.” Por isso, segundo Adriana, é importante que o acadêmico adquira conhecimentos sobre os efeitos colaterais, mesmo que não faça uma especialidade nesse assunto.

Já para a médica voluntária Lívia Ferreira, o projeto pode ajudar os alunos a escolherem qual área da medicina pretendem seguir. Ela fez parte da iniciativa como bolsista e virou radioterapeuta a partir da experiência. “Além de auxiliar na especialização, o projeto também foi essencial, pois adquiri conhecimento em radioterapia.”

O que é radioterapia?
É um procedimento médico que usa radiações para destruir ou impedir que as células de um tumor aumentem. As radiações não são vistas a olho nu e durante as aplicações o paciente não sente nada. O método pode ser acompanhado com quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento de tumores.

De acordo com a localização da célula maligna, a radioterapia pode ser realizada em duas formas: externa ou de contato. Na primeira situação, as radiações são feitas por meio de aparelhos que ficam afastados do paciente. Já na radioterapia de contato, o material radioativo é aplicado por meio de equipamentos que entram em contato com o organismo do paciente. O tratamento possui várias fases, como consulta médica, tomografia computadorizada, planejamento e cálculo físico, marcação da pele e aplicações diárias.

Outras informações: (32) 4004-5393 (Assessoria de Comunicação – HU)