Pró-reitorias debatem desenvolvimento regional e esclarecem dúvidas de estudantes em Valadares

Pró-reitorias apresentaram a Universidade aos estudantes de Governador Valadares (Foto: Diogo Mendes/Proex)

No primeiro dia de visita a Governador Valadares (MG), as equipes das Pró-reitorias de Extensão (Proex) e Assuntos Acadêmicos (Proacad) da UFJF esclareceram as principais dúvidas dos estudantes de Ensino Médio da cidade e debateram as possibilidades para o desenvolvimento regional do Vale do Rio Doce.

Durante a manhã, os profissionais da UFJF estiveram no colégio Clóvis Salgado, onde fizeram uma apresentação aos estudantes das escolas presentes sobre a Universidade, a instalação do campus em Governador Valadares no segundo semestre, e as principais modalidades de bolsa oferecidas pela instituição. Estiveram presentes a prefeita do município, Elisa Costa, o pró-reitor de extensão Marcelo Dulci, o pró-reitor de assuntos acadêmicos, Flávio Takakura, além de autoridades do munícipio, políticos e representantes das escolas.

Estudantes lotaram o auditório do colégio Clóvis Salgado (Foto: Diogo Mendes/Proex)

Para o secretário de planejamento de Governador Valadares, Wellington Azevedo, a criação de um campus da UFJF no município é um antigo sonho da população local. Para ele, a chegada da Universidade causará grande impacto. “Todos os setores ganharão, pois a Universidade fomentará a economia, aumentará nossas opções culturais, qualificará profissionais para variadas áreas e permitirá à população daqui estudar na própria cidade. Além disso, por meio da extensão universitária, ampliaremos nosso trabalho junto às periferias.”

Desenvolvimento regional

Pró-reitores Flávio Takakura (à esq.) e Marcelo Dulci apresentaram os trabalhos desenvolvidos por suas pró-reitorias (Foto: Diogo Mendes/Proex)

O segundo encontro do dia foi realizado no auditório da Fundação Banco do Brasil. Com o tema “Extensão Universitária e Desenvolvimento Regional”, as equipes das duas pró-reitorias apresentaram o trabalho desenvolvido na Zona da Mata e algumas sugestões para o Vale do Rio Doce, como a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop), o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), a Escola de Cidadania e o desenvolvimento de ações de sustentabilidade.

Posteriormente, os líderes de entidades locais debateram com os profissionais da UFJF as principais demandas da região e apresentaram sugestões de projetos e parcerias em diferentes áreas, como agricultura familiar, turismo, população indígena e quilombola, coleta seletiva de lixo e rede de saúde mental.

Outras informações: (32) 2102-3971 (Proex)