UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação

Você está em: Projetos > PRO-ENGPROD > Apresentação

                                                                                                                                              voltar

RESUMO
       
        A modalidade de engenharia de Produção é relativamente recente no Brasil. O primeiro curso foi criado em 1959 como ênfase da Engenharia Mecânica e os de Produção ditos plenos foram implantados no país a partir da década de 70, vindo alcançar um crescimento vertiginoso a partir da virada do século, sendo, hoje, a modalidade de engenharia com o maior número de cursos do país. Mesmo com isso, verifica-se que ainda subsistem controvérsias acerca desta modalidade, principalmente, no que se refere à natureza do conhecimento científico e tecnológico e os decorrentes conteúdos que devem permeá-la, assim como, sobre sua inter-relação com as demais modalidades, além de não estar claro para significativa parcela das organizações quais são as reais competências e habilidades do Engenheiro de Produção.

         Esta modalidade de engenharia se diferencia das demais e merece ser estudada, lançando mão, inclusive, dos conhecimentos intrínsecos à Engenharia de Produção, tais como, gestão, produto e qualidade, entre outros, com vistas a uma melhor caracterização de sua natureza e de seus conteúdos específicos, buscando atender adequadamente à demanda pelo egresso desses cursos.
 

 

OBJETIVOS

 

        Ao par disso, o objetivo deste trabalho é desenvolver metodologias e instrumentos para melhoria da organização da gestão e da avaliação dos cursos de Engenharia de Produção, a partir do desenvolvimento de uma pesquisa junto a estes cursos, realizando levantamentos no que se refere a projeto político pedagógico, organização acadêmica e curricular, conteúdos profissionalizantes e específicos e instalações utilizadas (laboratórios especialmente). Também pretende-se lançar mão dos relatórios e avaliações desses cursos já realizadas pelo INEP.

 

RESULTADOS
 

        Como resultados principais desse trabalho, espera-se disponibilizar propostas metodológicas e instrumentais para a organização, gestão e avaliação dos cursos, a partir do estabelecimento das linhas gerais e especificas que possam definir um padrão de qualidade para os cursos de Engenharia de produção, além de publicações, orientações e desenvolvimento de ambientes de auxílio à organização, gestão e avaliação desses cursos, buscando, assim, contribuir para o aprimoramento constante dos cursos de Engenharia de Produção.

 

 

O BANCO DE DADOS

 

         O Banco de Dados presente neste site contém o primeiro levantamento dos dados dos cursos de Engenharia de Produção no Brasil. É importante ressaltar que a pesquisa ainda está em andamento e muitas modificações serão feitas durante o projeto.

 

 

Grupo de Pesquisa em Engenharia de Produção