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Apresentação

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RESUMO
       
        A modalidade de Engenharia de Produção é relativamente recente no Brasil. Os primeiros cursos foram criados no início da década de 60, com ênfase em outras modalidades de Engenharia e os de Produção ditos plenos foram implantados no país a partir da década de 70, vindo alcançar um crescimento vertiginoso a partir da virada do século, sendo, hoje, a modalidade de engenharia com o maior número de cursos no país. Mesmo com isso, verifica-se que ainda subsistem controvérsias acerca desta modalidade, principalmente, no que e refere à natureza do conhecimento científico e tecnológico e as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas para a formação profissional. Além disso pairam dúvidas sobre a inter-relação desta com as demais modalidades de Engenharia e ainda não está clara, para significativa parcela das organizações, quais são as reais competências e habilidades do Engenheiro de Produção.
 

 

 

OBJETIVOS

 

        O objetivo precípuo deste trabalho é desenvolver uma pesquisa junto aos cursos de Engenharia de Produção, realizando levantamentos no que se refere a projeto político pedagógico, organização acadêmica e curricular, conteúdos profissionalizantes e específicos, instalações utilizadas (laboratórios especialmente) e relatórios das avaliações desses cursos já realizadas pelo INEP, visando verificar quais são as principais competências e habilidades desenvolvidas nestes e a sua inter-relação com as demais modalidades de Engenharia. Como resultados principais desse trabalho, espera-se disponibilizar material para uma reflexão e melhor compreensão sobre estes cursos, além do estabelecimento de linhas gerais que possam contribuir para a definição de um padrão de qualidade para os cursos de Engenharia de Produção.

 

RESULTADOS
 

         Principais questões a serem respondidas pela pesquisa:

            1.     Quais as competências e Habilidades são desenvolvidas nos cursos de Engenharia de Produção:

a.   Estas atendem ao requerido pelas organizações empresariais e industriais – setores de produção de bens e de serviços?

b.   Quais as inter-relações e interfaces com os demais cursos de Engenharia?

c.   Para atender à demanda atual por este profissional os cursos devem ser de Engenharia de Produção ou de Engenharia de Produção com ênfase em alguma base tecnológica ou ambos?

.     

            2.      A organização atual dos cursos:

a.   Atendem à demanda atual por este profissional?

b.   Quais as características da Engenharia de Produção e que devem ser parte dos projetos pedagógicos de todos os cursos, plenos ou com ênfase?

c.   Que atividades principais (estágios, intercâmbios, pesquisa, extensão, etc.) devem ser parte dos projetos pedagógicos dos cursos?

           

            Como resultados principais desse trabalho, espera-se disponibilizar material para uma reflexão e uma melhor compreensão sobre estes cursos de Engenharia de Produção, além do estabelecimento de linhas gerais que possam contribuir para a definição de um padrão de qualidade para os cursos de Engenharia de Produção.

            Pretende-se disponibilizar os resultados deste trabalho em publicações em anais de eventos e periódicos especializados

            Também, pretende-se disponibilizar para os cursos de Engenharia de Produção e para o INEP e demais interessados, um quadro analítico e crítico sobre os cursos de Engenharia de Produção, assim como com propostas de mudanças e de solução de problemas encontrados contribuindo, dessa forma, para a melhoria e aprimoramento dos cursos de Engenharia de Produção de uma maneira geral

 

Grupo de Pesquisa em Engenharia de Produção