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Apresentação

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RESUMO                                                                                                             
       
        Conforme disposto no documento “Referências Curriculares da Engenharia de Produção” da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção – www.abepro.org.br), a Engenharia, de uma maneira geral, está fortemente relacionada à evolução científica e tecnológica e vem, ao longo dos anos, diversificando-se em termos de modalidades, visando atender às demandas da sociedade no que se refere a novos processos, novos produtos (bens e serviços) e soluções para as necessidades e problemas que se apresentam cada vez mais complexos e multidisciplinares. Neste contexto, para que os futuros profissionais de Engenharia apropriem-se dos conhecimentos básicos e essenciais à sua formação, e para que estejam preparados para acompanhar esses avanços científicos e tecnológicos, há necessidade de se estabelecer parâmetros que garantam uma formação adequada e com um padrão de qualidade que possa atender às demandas atuais e futuras da sociedade. Isto implica na elaboração de Projetos Político-Pedagógicos que explicitem claramente como atingir os objetivos preconizados para o curso, conforme determina a CNE/CES 11/2002.

         A razão desta pesquisa ser focada em Minas Gerais deve-se ao fato da necessidade do estudo ter como contorno um estado e suas regiões, a partir das suas estratégias de desenvolvimento, mercado de trabalho e sistema de habilitação e fiscalização profissional, para que se possa melhor determinar as demandas por profissionais.

 

 

OBJETIVOS

 

        Este projeto visa estudar a expansão dos Cursos de Engenharia no Estado de Minas Gerais tanto em termos quantitativos, quanto em termos de número de modalidades, assim como verificar as conseqüências pedagógicas deste crescimento no que se refere à formulação de projetos políticos pedagógicos, elaboração de grades curriculares e metodologias de ensino/aprendizagem. Também pretende-se verificar se este crescimento corresponde a uma demanda por mais engenheiros e por novas modalidades de engenharia no estado e se esses cursos estão distribuídos de acordo com a demanda de cada região. Outra questão a ser verificada é o nível de interação entre os setores empresarias, as escolas de engenharia e o conselho profissional.

 

 

RESULTADOS
 

        Espera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa possam subsidiar os diversos organismos empresariais e governamentais na formulação de suas políticas e estratégias educacionais. Também espera-se poder contribuir para uma avaliação mais eficiente dos cursos de engenharia e conseqüente implementação de melhorias nos mesmos.

 

 

MAPA CLICÁVEL

 

        O Mapa Clicável presente neste site contém o primeiro levantamento dos dados dos cursos de graduação em Engenharia em funcionamento no estado de Minas Gerais. É importante ressaltar que a pesquisa ainda está em andamento e muitas modificações serão feitas durante o projeto.

Grupo de Pesquisa em Engenharia de Produção