Escola de Artes Pró-Música está com inscrições abertas para cinco novas oficinas

escola promusica

A Escola de Artes Pró-Música/UFJF está com inscrições abertas para oficinas ministradas por alunos do Instituto de Artes e Design que atuam no Projeto de Bolsas de Iniciação Artística (PIBIART), uma realização da Pró-reitoria de Cultura. Durante novembro e dezembro, serão realizadas seis oficinas de arte nas áreas de fotografia, arquitetura, pintura, desenhos, poéticas do corpo e representação e identificação de personagens. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas com o preenchimento de formulário digital.

A primeira oficina, com início no dia 04, Arquitetura, Corpo e Memória, será ministrada por Beatriz Braga, com a proposta de pensar e discutir a relação entre a arquitetura, em especial o lar em que se vive, com o corpo humano. Os participantes serão levados a expressar por meio de colagens ou desenhos o que refletiram durante o desenvolvimento da oficina.  É desejável que os participantes levem material de desenho, como lápis de cor ou giz de cera. Serão oferecidas revistas, cola e tesouras sem ponta.

Também começando no dia 04 e com duração até 02 de dezembro, a Oficina de Artes será composta por momentos teóricos e práticos sobre a história da Arte. A aluna Larah Zambrano vai trabalhar com os participantes os períodos da arte, desde a rupestre até a contemporânea, propondo uma atividade de releitura, desenhos e pinturas que demonstre as principais características de cada momento. Para as aulas, é desejável que os participantes levem papéis, lápis de cor, canetinhas e/ou tintas e materiais para colagem (jornais, revistas, papéis coloridos etc).

A oficina Criações em argila, desenvolvida por Lívia Scoralick Torres e com início no dia 12 de novembro, vai trabalhar noções de espaço, equilíbrio de massas e dimensões através do contato com a argila de modelar. O objetivo da atividade é incentivar a criatividade e a sensibilidade artística dos participantes que, ao final, irão produzir um personagem em argila baseado nas referências apresentadas ao longo da oficina. Será necessário que o aluno leve um pacote de dois quilos de argila escolar e use uma roupa que seja confortável e que possa sujar.

Os alunos Luca Pereira  e Eduardo Rodrigues são os responsáveis pela Oficina de Introdução à Fotografia, que vai trabalhar os princípios básicos da fotografia em duas turmas, com dois encontros cada, sendo a primeira turma nos dias 6 e 13 de novembro e a segunda, nos dias 8 e 22 de novembro. A oficina busca fazer um apanhado sobre fundamentos técnicos da fotografia, com atividades para colocar em prática os conhecimentos obtidos. É voltada para quem deseja conhecer esses conceitos básicos e praticar o aprendizado.

Ministrada pelo artista plástico Thiago Assis Felisberto, a Oficina da Terra: identidade nacional e livro ilustrado será organizada em três encontros, com o primeiro marcado para o dia 07. O artista vai desenvolver junto aos participantes um diálogo entre livro ilustrado, livro de artista e identidade nacional. O objetivo é promover uma análise e reflexão acerca da importância dos livros na formação social brasileira a partir de referências e experimentação de técnicas de ilustração.

Destinada aos jovens de 13 a 16 anos, a Oficina RPG – Representação e Interpretação de Personagens vai trabalhar o RPG, um método de aprendizado lúdico que auxilia no ensino e na socialização. Evelyn Gonçalves, a responsável pela oficina, vai realizar uma mesa de RPG e trabalhar com os alunos a criação de personagens e cenários ao longo das oficinas que acontecem às quintas-feiras, das 14h às 18h, com início no dia 7 de novembro.

Pibiart
O Programa de Bolsas de Iniciação Artística (Pibiart) é aberto a graduandos da Universidade com o objetivo de proporcionar aperfeiçoamento artístico aos participantes. Os alunos são orientados por docente, técnico administrativo da UFJF ou profissional da área. Uma das modalidades do Pibiart é a de Mediação Artística, que oferece mediação de conhecimentos em artes em projetos de cunho educativo cultural para as comunidades acadêmica e externa.

Oficinas
Todas as oficinas serão realizadas na Escola de Artes Pró-Música (Avenida Barão do Rio Branco, 3.372, Centro). Os participantes receberão certificado emitido pela Escola.

Arquitetura, Corpo e Memória

Turma 2 – dias 08 e 22 de novembro, das 14h às 17h

Público alvo: sem delimitação

Formulário de inscrição disponível em https://forms.gle/cABLi8523JFuUcqb8