Fechar menu lateral

Escola de Artes Pró-Música está com inscrições abertas para cinco novas oficinas

escola promusica

A Escola de Artes Pró-Música/UFJF está com inscrições abertas para oficinas ministradas por alunos do Instituto de Artes e Design que atuam no Projeto de Bolsas de Iniciação Artística (PIBIART), uma realização da Pró-reitoria de Cultura. Durante novembro e dezembro, serão realizadas seis oficinas de arte nas áreas de fotografia, arquitetura, pintura, desenhos, poéticas do corpo e representação e identificação de personagens. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas com o preenchimento de formulário digital.

A primeira oficina, com início no dia 04, Arquitetura, Corpo e Memória, será ministrada por Beatriz Braga, com a proposta de pensar e discutir a relação entre a arquitetura, em especial o lar em que se vive, com o corpo humano. Os participantes serão levados a expressar por meio de colagens ou desenhos o que refletiram durante o desenvolvimento da oficina.  É desejável que os participantes levem material de desenho, como lápis de cor ou giz de cera. Serão oferecidas revistas, cola e tesouras sem ponta.

 

Também começando no dia 04 e com duração até 02 de dezembro, a Oficina de Artes será composta por momentos teóricos e práticos sobre a história da Arte. A aluna Larah Zambrano vai trabalhar com os participantes os períodos da arte, desde a rupestre até a contemporânea, propondo uma atividade de releitura, desenhos e pinturas que demonstre as principais características de cada momento. Para as aulas, é desejável que os participantes levem papéis, lápis de cor, canetinhas e/ou tintas e materiais para colagem (jornais, revistas, papéis coloridos etc). 

 

A oficina Criações em argila, desenvolvida por Lívia Scoralick Torres e com início no dia 12 de novembro, vai trabalhar noções de espaço, equilíbrio de massas e dimensões através do contato com a argila de modelar. O objetivo da atividade é incentivar a criatividade e a sensibilidade artística dos participantes que, ao final, irão produzir um personagem em argila baseado nas referências apresentadas ao longo da oficina. Será necessário que o aluno leve um pacote de dois quilos de argila escolar e use uma roupa que seja confortável e que possa sujar.

 

Os alunos Luca Pereira  e Eduardo Rodrigues são os responsáveis pela Oficina de Introdução à Fotografia, que vai trabalhar os princípios básicos da fotografia em duas turmas, com dois encontros cada, sendo a primeira turma nos dias 6 e 13 de novembro e a segunda, nos dias 8 e 22 de novembro. A oficina busca fazer um apanhado sobre fundamentos técnicos da fotografia, com atividades para colocar em prática os conhecimentos obtidos. É voltada para quem deseja conhecer esses conceitos básicos e praticar o aprendizado.

Ministrada pelo artista plástico Thiago Assis Felisberto, a Oficina da Terra: identidade nacional e livro ilustrado será organizada em três encontros, com o primeiro marcado para o dia 07. O artista vai desenvolver junto aos participantes um diálogo entre livro ilustrado, livro de artista e identidade nacional. O objetivo é promover uma análise e reflexão acerca da importância dos livros na formação social brasileira a partir de referências e experimentação de técnicas de ilustração.

Destinada aos jovens de 13 a 16 anos, a Oficina RPG – Representação e Interpretação de Personagens vai trabalhar o RPG, um método de aprendizado lúdico que auxilia no ensino e na socialização. Evelyn Gonçalves, a responsável pela oficina, vai realizar uma mesa de RPG e trabalhar com os alunos a criação de personagens e cenários ao longo das oficinas que acontecem às quintas-feiras, das 14h às 18h, com início no dia 7 de novembro.

 

Pibiart
O Programa de Bolsas de Iniciação Artística (Pibiart) é aberto a graduandos da Universidade com o objetivo de proporcionar aperfeiçoamento artístico aos participantes. Os alunos são orientados por docente, técnico administrativo da UFJF ou profissional da área. Uma das modalidades do Pibiart é a de Mediação Artística, que oferece mediação de conhecimentos em artes em projetos de cunho educativo cultural para as comunidades acadêmica e externa.

 

Oficinas
Todas as oficinas serão realizadas na Escola de Artes Pró-Música (Avenida Barão do Rio Branco, 3.372, Centro). Os participantes receberão certificado emitido pela Escola.

 

Arquitetura, Corpo e Memória

Turma 1 – dias 04 e 11 de novembro

Turma 2 – dias 18 e 25 de novembro

Horário: das 14h às 17h

Até 12 participantes por turma

Público alvo: alunos de 12 a 16 anos

 Formulário de inscrição disponível em 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCUintjUevq2v1WU4gM42lXEXXXcil8sHQ79ul3A6Y–KYOA/viewform?usp=sf_link

 

Oficina de Artes

De 04 de novembro a 02 de dezembro, às segundas-feiras

Turma 1: segunda-feira, das 8h às 10h

Turma 2: segunda-feira, das 10h às 12h

Até 15 participantes por turma

Público alvo: alunos de 12 a 15 anos

Formulário de inscrição disponível em

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdGr2FBG8TzDHsQ1sVQ1gR8wW8fG57H7gIKZ7MP7qWMuOfvBA/viewform?usp=pp_url

 

 

Criações em Argila

De 12 de novembro a 03 de dezembro, às terças-feiras

Turma 1: terça-feira, das 8h às 10h

Turma 2: terça-feira, das 10h às 12h

Até 10 participantes por turma

Público alvo: crianças de 7 a 10 anos

Formulário de inscrição disponível em

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSelr1tHrywUEZHRgxUfcRjlHaRPm1y_pg5YewU2Xs1fs6thrw/viewform?usp=sf_link

 

 

Oficina de Introdução à Fotografia

 

Turma 1: dias 06  13 de novembro, das 9h às 12h

Turma 2 – dias 08 e 22 de novembro, das 14h às 17h

Público alvo: sem delimitação

 

Formulário de inscrição disponível em https://forms.gle/cABLi8523JFuUcqb8

 

 

 

Da terra: identidade nacional e livro ilustrado

 

Dias 07, 21 e 28 de novembro, das 14h às 17h

Até 10 participantes

Público alvo: maiores de 15 anos

Formulário de inscrição disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSksCQN1TAyA6ipPjyq0iNx4jlvUQSmLR7SxXMGPlSGp5Dcg/viewform  

 

 

Oficina RPG – Representação e Interpretação de Personagens

De 7 de novembro  a  28 de novembro, às quintas feiras, das 14h às 18h

Público alvo: jovens de 13 a 16 anos

Formulário de inscrição disponível em:

https://docs.google.com/forms/d/1NoeqlTv0HKvIin31beQ7EMzo0zX829WQj2lBZ2-L3NU/edit