Palco Provisório surpreende o público com música instrumental na rua

Apresentação do Duolhodágua foi em frente à Agência dos Correios na última quinta-feira

Foto: Rômulo Rosa

O violino e o violão, unidos em acordes de música popular brasileira e erudita, deixaram a tarde da última quinta-feira mais agradável e bonita na Rua Marechal Deodoro. O projeto da Pró-reitoria de Cultura, Palco Provisório, realizado em parceria com o curso de Música da UFJF, surpreendeu quem passava em frente à agência dos Correios com uma apresentação do grupo de música instrumental Duolhodágua.

O duo de Alexandre Moraes (violão) e André Oliveira (violino), que contou com a participação do baixista Lula Ricardo, conseguiu provar que a música instrumental não é apreciada apenas por públicos restritos. De início, a apresentação estava prevista para acontecer no interior da agência dos correios, mas, por opção dos artistas, o “palco” foi instalado na parte externa da Agência, para que os populares também pudessem desfrutar do show espetacular.

Os músicos não se arrependeram da decisão, porque, com dez minutos de show, começou a juntar um grupo de pessoas no portão da agência para acompanhar a apresentação. O espectador Elídio Marcos aprovou a iniciativa do projeto e o show dos músicos. Após a intervenção musical, o advogado de 43 anos fez questão de comprar o CD do Duolhodágua, intitulado, Circo Cigano. “Achei muito bom. Música de qualidade. Este power trio está de parabéns”, comenta Elídio.

O bolsista do Palco Provisório e estudante de Música Rodrigo Scafuto ressalta que não é de surpreender a adesão do público com o estilo de música tocado. “Acho que esta apresentação prova que não existe esse assunto de que são poucas pessoas que gostam de música instrumental. O que acontece é que o gênero ainda não foi apresentado a grande parte da população.” O violinista André Oliveira, que fez uma apresentação fantástica, reforça a tese de Rodrigo, afirmando que as pessoas estão acostumadas com o que oferece. “O público não conhece [a música instrumental] porque não chega este tipo de som. Cabe a nós levar isso a eles”, diz.

Foto: Rômulo Rosa

André Oliveira, violinista e aluno do curso de Música da UFJF, se confessou surpreso com o resultado final de sua exibição. “Achei superpositivo isso. Até por este momento inusitado, que é a intenção do projeto: a pessoa está passando, talvez indo para um compromisso, aí a música toma de assalto, e ele para e assiste ao show. Foi muito gostoso para nós e tenho certeza que também para quem ficou vendo. Tivemos uma resposta muito boa”, comenta o músico.

O Pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes, também ficou muito satisfeito com a apresentação desta edição do Palco Provisório. “Hoje foi um dos dias mais interessantes, porque conseguimos maior aproximação com o público. Aos poucos, nós vamos caminhando para onde queremos, que é levar essa música de qualidade às periferias, feiras livres etc”. Guedes acrescenta que, primeiro, é necessário entrar em processo de adequação do projeto para “chegar o momento de levar o Palco Provisório às comunidades, às pessoas que não têm acesso a esse estilo de música”.

O próximo Palco Provisório está programado para 12 de outubro, Dia da Criança. Esta edição vai ser em conjunto com o outro projeto da Pró-reitoria de Cultura, o Leitura no Campus, e contará novamente com o grupo Duolhodágua.