Palco Provisório encanta pacientes da Ascomcer com clássicos da música brasileira

IMG_4345-1

Ao som de Pixinguinha, Baden Powell, Guinga,Tom Jobim e Waldir Azevedo, pacientes da Ascomcer tiveram uma tarde especial, nessa quinta-feira, com a presença de instrumentistas do Palco Provisório. O projeto realizado pela Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com o Bacharelado de Música, esse ano quer levar emoção e beleza para espaços fora do campus. O primeiro foi a Ascomcer, que recebeu os músicos Rafael Gonçalves (violão), Wagner Boratto (bandolim) e Daniel Lovisi (violão).  O trio percorreu alas e leitos do hospital e, em cada local em que passava, era possível perceber a alegria no rosto de todos. Eles tocaram nas clínicas Cirúrgica e Médica.

“Música faz bem para a alma. Nos deixa mais leves e, depois que eu escutei essas canções maravilhosas, fiquei com o corpo mais sereno”, comentou a paciente Anatália de Oliveira. Filho de outro enfermo, Edson dos Santos avaliou que esse tipo de iniciativa é algo muito especial para quem está acamado. “A música liberta, e posso perceber, no caso do meu pai, que ele está supercontente com a visita dos instrumentistas.”

A apresentação começou por volta das 16h, com um repertório de músicas da MPB e clássicos do chorinho e do samba. A Ascomcer possui 71 leitos para internamentos, sendo 62 destinados a pacientes oriundos do SUS. A instituição também presta atendimentos ambulatoriais de diagnóstico e prevenção, como ultrassonografia e mamografia, além de realizar tratamentos especializados em radioterapia e quimioterapia.

IMG_4377-1Para a assessora de Comunicação da Ascomcer, Sara Tellado, o Palco Provisório colaborou no tratamento dos pacientes. “Essas apresentações são muito importantes, pois ajudam a esquecer por um momento o sofrimento”. Acolher iniciativas como essa faz parte da política da instituição: “Somos uma entidade filantropa e temos uma política de tratamento humanizado; prezamos pelo bem-estar dos pacientes, e essas apresentações estão em nossos planos para que aconteçam outras vezes”.

O violonista Rafael Gonçalves considera essa nova roupagem do Palco Provisório uma iniciativa muito promissora. “O projeto nos deu a oportunidade de fazer bem a pessoas que estão passando por estes momentos difíceis”, avaliou o musico. A visita aos pacientes da Ascomcer foi acompanhada pelo pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes, entusiasta da proposta do projeto de proporcionar música de qualidade às pessoas em locais inesperados, ao mesmo tempo em que possibilita que os alunos do curso de Música da UFJF apresentem seu trabalho e ganhem experiência no contato com o público.

Mais informações:

Pró-reitoria de Cultura – ( 32) 2102-3964