Fechar menu lateral

Projetos PROAE 2º semestre de 2018

Projetos PROAE – 2º semestre de 2018

  • Grupos de encontro

São grupos embasados na Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers.

Os encontros ocorrem entre um grupo de pessoas facilitado por um psicólogo que acontecem em clima de liberdade de expressão, a qual cada participante é encorajado a falar de forma verdadeira sobre suas experiências cotidianas. Seu objetivo é promover o crescimento e aperfeiçoamento pessoal e/ou psicológico.

 

Para quem é indicado?

Para estudantes que estejam interessados em cuidar de sua saúde mental e desejam desenvolver-se pessoalmente, dispostos a ajudar e serem ajudados, comprometendo-se com o sigilo conforme as intervenções psicoterapêuticas solicitam.

 

Serão ofertadas três modalidades de grupos:

Grupo 1. Grupo de encontro para calouros e alunos intermediários (que estão na metade do curso). Início dia 19 de setembro. Será nas quartas-feiras, de 10:00 às 11:30, na  sala 24 (4º andar) do prédio novo da Faculdade de Educação. Facilitadores: Psicólogas Camila Menezes e Camila Rocha.

Grupo 2. Grupo de encontro para alunos finalistas (que estão terminando o curso). Início dia 14 de setembro. Será nas sextas-feiras, de 13:30 às 15:00, na Sala 1105 da Faculdade de Letras. Facilitadores: Psicólogos Camila Menezes e Getúlio Medeiros

Grupo 3. Grupo de encontro para alunos da Pós-Graduação. Início dia 14 de setembro. Será nas sextas-feiras, de 16:00 às 17:30, na Sala 1105 da Faculdade de Letras . Facilitadores: Psicólogos Camila Menezes e Getúlio Medeiros

Inscreva-se.

  • Grupo “DeBoas”: lidando com a Ansiedade

    Com uma abordagem psicoeducativa, ele apresenta, de forma prática e objetiva, informações e técnicas para o manejo dos sintomas de ansiedade.

    Como funciona o grupo?

    – são 06 encontros teórico-práticos, 1x por semana, com duração média de 2 horas;

    – ao final de cada sessão, são planejadas tarefas a serem realizadas durante a semana, com o objetivo de praticar e consolidar o que foi aprendido no grupo.

    Vantagens do grupo:

    Desenvolver estratégias para se relacionar melhor com a ansiedade & realizar trocas de experiência com os demais participantes.

     

    Horários dos 2 Grupos oferecidos:

    – nas 2as feiras, das 10 às 12 horas;

    – nas 4as feiras, das 10 às 12 horas.

     

    Os encontros começarão na semana do dia 20/08.

    Observe a data do seu primeiro encontro (vide formulário), que será de acordo com o grupo escolhido.

     

    As inscrições estarão abertas, do dia 13 ao dia 19/08.

    Preencha o formulário (inscrições encerradas) 

  • Programa de estratégias cognitivas e metacognitivas  de leitura (PECOM):

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil em parceria com o Faculdade de Educação divulga o Programa de estratégias cognitivas e metacognitivas  de leitura (PECOM). É uma intervenção estruturada baseada na literatura científica que desenvolve e/ou incrementa estratégias de cognição e metacognição relacionadas à leitura. Esse Programa tem o objetivo de oferecer uma intervenção aos estudantes para aperfeiçoar a compreensão de textos teóricos na Universidade e proporcionar aos discentes um espaço para desenvolver uma leitura crítica, criativa e autônoma de textos, que consequentemente os auxiliarão em sua trajetória acadêmica e, futuramente, profissional.

Os encontros acontecerão  na sala 20 – 3º andar Faculdade de Educação (prédio novo), as quintas-feiras, de 17 às 19 horas, no período de 16 de agosto a 11 de outubro. Totalizando 9 encontros – 20 horas. A participação no programa garante certificação que poderá ser utilizadas para flexibilização curricular.

Os encontros serão facilitados pelas servidoras  técnico-administrativos em educação  da Proae Psicóloga Ms. Camila Menezes e Pedagoga Ms. Franciene Silveira.

Serão disponibilizadas 40 vagas para discentes  interessados em participar.

Inscreva-se. 

 

  • Grupo Fora de Casa

Pró-reitoria de Assistência Estudantil informa que estão abertas as inscrições para o Grupo Fora de Casa. Este grupo é um grupo de intervenção psicoeducacional, humanista, multidisciplinar ofertado aos alunos que são originários de localidades diferentes da sede da UFJF. Contará com profissionais da Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Economia e Docentes.  Tem por objetivo refletir e reexperimentar os padrões de comportamento, valores, as interpretações dos acontecimentos e a própria perspectiva de vida entre os estudantes que não conseguem apropriar-se bem do ambiente universitário.

É um grupo indicado  para estudantes que estão interessados em cuidar de sua saúde mental, que vieram para Juiz de Fora especialmente para cursar a Universidade, que sentem saudade de casa, dos amigos e da sua cidade, divide moradia e sentem-se sozinhos ou com dificuldades de adaptação.

Os encontros acontecerão  na sala 1406 Bloco G na Faculdade de Letras (ICH), as segundas-feiras, de 09 às 11 horas, no período de 13 de agosto a 22 de outubro. Totalizando 10 encontros – 20 horas. A participação no programa garante certificação que poderá ser utilizadas para flexibilização curricular.

Os encontros serão facilitados pelas servidoras  técnico-administrativos em educação  da Proae Psicólogas Camila Rocha e Camila Menezes.

Serão disponibilizadas 25 vagas para discentes  interessados em participar.

Inscreva-se. 

 

  • Mindfulness

    Em parceria com a PROGEPE, a PROAE apresenta o projeto Mindfulness (meditação da atenção plena), destinados a estudantes e servidores da UFJF. As técnicas de Mindfulness são práticas retiradas das tradições do yoga e Budismo adaptadas e transmitidas em contexto laico através de protocolos que se mostram úteis para o manejo de estresse e melhora da qualidade de vida.

    As inscrições serão realizadas do dia 13/08 a 20/08, através do formulário.

    O primeiro ciclo terá início conforme abaixo:

    Terça-feira, dia 21 de agosto de 16:30 às 18:30 Sala de Dinâmica de Grupo do Departamento de Psicologia. Instituto de Ciências Humanas (ICH). Bloco B, 2º andar.
    Quarta-feira, dia 22 de agosto de 8h às 10h Sala de Dinâmica de Grupo do Departamento de Psicologia. Instituto de Ciências Humanas (ICH). Bloco B, 2º andar.
    Quinta-feira, dia 23 de agosto de  10:30 às 12:30 Sala de Dinâmica de Grupo do Departamento de Psicologia. Instituto de Ciências Humanas (ICH). Bloco B, 2º andar.

    As vagas são limitadas:

    máximo de 25 participantes por turma, entre alunos e servidores (TAEs e professores).

    O grupo será conduzido pelo do médico Afonso Damião da Gerência de Saúde do Servidor, com a colaboração da psicóloga Adriana Estevão do Carmo, da Pró-reitoria de Assistência Estudantil.

    Segundo ciclo:

    a partir de Outubro de 2018 (as datas serão divulgadas em breve).