Roda Viva: inscrições abertas

Você gostaria de ajudar um estudante que vem de outra cidade?

Pensando nas dificuldades de adaptação pelas quais passa um estudante “fora de casa”, a PROAE criou o projeto Roda Viva.

Esse projeto tem como principal objetivo contribuir para o acolhimento e a integração dos(as) estudantes que estão chegando. Com sua valiosa participação, pretendemos oferecer o contato de estudantes veteranos, no sentido de favorecer a adaptação do(a) estudante ao universo acadêmico, a partir da criação de novos vínculos.

Vale ressaltar que essa é uma ótima oportunidade para vivenciar a troca de experiências.

Vislumbramos com esse projeto a construção de relações que permitam, entre outras coisas:

– estimular relações interpessoais que possibilitem a formação de uma nova rede de apoio;

– proporcionar a troca de saberes que são próprios dos estudantes;

– desenvolver estratégias de enfrentamento, diante das novidades da vida universitária e da nova cidade/moradia;

– promover um senso de pertencimento e de identidade enquanto estudante universitário da UFJF;

– reduzir a evasão e a retenção acadêmica;

– tornar os estudantes Acolhidos sensíveis e ativos para “fazer a roda girar”, tornando-se posteriormente Acolhedores;

Após a participação de um ano no projeto Roda Viva, o estudante recebe uma declaração de participação emitida pela PROAE.

Para participar do projeto é preciso:

a) preencher o Formulário de Inscrição (clique aqui);

b) concordar com as atribuições prescritas ao estudante Acolhedor (apresentadas no mesmo formulário);

c) estar matriculado em um curso presencial da UFJF, a partir do segundo período.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Para maiores informações: rodavivaproae.ufjf@gmail.com