UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ISSN: 2236-7268

Volume 8, n. 2 – Ensino de Língua Portuguesa

Você está em: Edições > Edições > Volume 8, n. 2 – Ensino de Língua Portuguesa

Apresentação

Acir Mário Karwoski e Rosângela Rodrigues Borges (6-7)

 

ARTIGOS

 

1) ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (8 – 22)

Laís Lagreca de Carvalho  e Flaviane Gonçalves Corrêa  

 

2) VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DA ORTOGRAFIA: O USO DO CONECTOR ADVERSATIVO “MAS” EM TEXTOS ESCRITOS POR ADULTOS EM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO (23 – 39)

Marcelo de Castro e Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães

 

3) PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOB AS LENTES DE UMA PROFESSORA FORMADORA DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC (40 – 46)

Ivete Brito e Brito

 

4) PARA ALÉM DA ESTRUTURA LINGUÍSTICA: AS (RE)LEITURAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE “O MASSACRE DE ALTO ALEGRE” A PARTIR DAS VOZES INDÍGENAS DOS GUAJAJARAS (47 – 66)

Thiago Silva e Silva e Austria Rodrigues Brito

 

5) O ENSINO DE CONJUNÇÕES A PARTIR DO TEXTO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (67 – 76)  

Karen Fabiane Leonel Corrêa e Ana Carolina Sperança-Criscuolo

 

6) SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO: DIÁLOGOS PERTINENTES (77 – 87)

Juliana da Silva

 

7) PLANEJAMENTO DIDÁTICO ANALISADO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL (88 – 99)

Marilene Sipriano Xavier Eveling  e Natália de Oliveira Gomes

 

8) SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS (100 – 113)

Márcia Antônia Dias Catunda e Mayumi Passos Lopes

 

9) PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: TÁTICAS PARA O USO REFLEXIVO DO LIVRO DIDÁTICO (114 – 131)

Silvio Nunes da Silva Júnior

 

10) GÊNEROS TEXTUAIS: A ESCRITA DA CARTA ARGUMENTATIVA FUNDAMENTADA NAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À LUZ DA CONCEPÇÃO INTERACIONISTA E SOCIODISCURSIVA DA LINGUAGEM (132 – 152)

Carmelita Rodrigues Gomes

 

11) O ENSINAR A PRODUZIR TEXTOS ESCRITOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES E PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (153 – 173)  

Douglas Corrêa da Rosa

 

12) PRODUÇÃO COLABORATIVA DE TEXTOS MULTIMODAIS A PARTIR DO GÊNERO INFOGRÁFICO DIGITAL (174 – 194)

Elizabeth Mota Nazareth de Almeida e Girlene Lima Portela

 

13) TIRAS CÔMICAS E CHARGES: POTENCIALIDADES PARA PROMOVER O LETRAMENTO MULTIMODAL (195 – 211)

Jeniffer Aparecida Pereira da Silva e Mauricéia Silva de Paula Vieira

 

14) TEORIAS DE CURRÍCULO E CONCEPÇÕES DE LÍNGUA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (212 – 224)

Delane Cristina Galiza Lourenço e Nathalia Niely Tavares Alves de Melo

 

15) O ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA ESFERA DO ARGUMENTAR: DA CONCEPÇÃO DOCENTE AO TRABALHO REALIZADO (225 – 243)

Luciana Vieira Alves Rocha e Maria de Fátima Alves 

 

16) O PAPEL DA LEITURA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DIFICULDADES ESCOLARES (244 – 261)

Lucia Cristina Dalago Barreto, Aurea Maria Paes Leme Goularte e Elsa Midori Shimazaki

 

17) O PAPEL DAS HQ’S NA ALFABETIZAÇÃO (262 – 273)

Márcia Antônia Dias Catunda

 

18) O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL TUTORIAL NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA DO LETRAMENTO DIGITAL (274 – 284)

Clarice de Matos Oliveira e Fernanda Araujo Silva

 

19) A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE ANÁLISE DO GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO EXPERIMENTAL (AAE): ENSINANDO, NEGOCIANDO E COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS (285 – 300)

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva

 

20) A PERSPECTIVA BAKHTINIANA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO (301 – 313)

Cleber Ferreira Guimarães

 

21) O SAEP – Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná: objetivos, metodologia e concepções de linguagem e de leitura (314 – 329)

Priscilla Záttera

 

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

 

1) O PESO SILÁBICO NO ENSINO DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (330 – 338)

Laís Lagreca de Carvalho e Flaviane Gonçalves Corrêa

 

2) DICIONÁRIOS EM SALA DE AULA (339 – 344)

Giovana Rabite Callian

 

3) “É SÓ PRA LER OU É PRA COMER, PRÔ?”: A RECEITA COMO PRÁTICA SIGNIFICATIVA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (345 – 351)

Andreia Suli

 

4) O DEBATE REGRADO E A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ORAIS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (352 – 360)

Natália Coêlho Bagagim

 

5) OS QUADRINHOS DE HENFIL E A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA ESCOLA (361 – 371)

Giovanna Carrozzino Werneck e Priscila de Souza Chisté Leite

 

6) O INFOGRÁFICO NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA MULTIMODAL (372 – 380)

Danielle Porto Sylvestre Grijó

 

7) MEMÓRIAS LITERÁRIAS E RESENHA CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO (381 – 386)

Ana Carla Machado e Danilo Augusto da Silva

 

8) CARACTERIZAÇÃO E PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA (387 – 395)

Clarice de Matos Oliveira

Revista Práticas de Linguagem


Acessos desde 25/06/2013: 34,421