UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ISSN: 2236-7268

Volume 8, n.1 – 2018 – Volume Especial II – Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino

Você está em: Edições > Edições > Volume 8, n.1 – 2018 - Volume Especial II – Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino

 

(10) APRESENTAÇÃO

 

 

TEMA 1: ENSINO DE ESCRITA

 

 

(11-28) INFOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS MULTIMODAIS

Cláudia Ribeiro Rodrigues

 

(29-41) CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA A AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Victória Ramos Régis Maciel

Hellen Teixeira Silva

 

(42-58) A PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA E SEU ENSINO NOS MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Tatiane Portela Vinhal

Renata Junqueira de Souza

 

(59-73) ESCRITA DOCENTE: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO

Rosangela Padilha Thomaz dos Santos

 

(74-86) LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS DA ESFERA JORNALÍSTICA EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO LEITORA

Flávia Elisa Vargas Chamon

 

(87-95) A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DA LÍNGUA PORTUGUESA DE ALUNOS SURDOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA CIDADE DE MACAÉ/RJ: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Cristiane Regina Silva Dantas

Eliana Crispim França Luquetti

 

(96-109) COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E O TRABALHO COM O TEXTO ARGUMENTATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Mariana Vieira Domingues

 

(110-120) O TRATAMENTO DADO À PRODUÇÃO DE TEXTOS POR LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DESTINADOS A ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

Lara Nascimento Scherrer

 

 

TEMA 2: ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

 

 

(121-134) INTERCULTURALIDADE E TRANSVERSALIDADE TEMÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: PROPOSTAS DIDÁTICAS

Raquel Fellet Lawall

 

(135-144) ESTRATÉGIAS SOCIAIS UTILIZADAS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA

Flávia Luciana Campos Dutra Andrade

 

(145-156) O USO DE ESTRUTURAS PASSIVAS EM ESPANHOL POR ALUNOS BRASILEIROS

Laís Lagreca de Carvalho

Raquel Fellet Lawall

 

(157-176) O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA NOS DISCURSOS DOS PROFESSORES

Renata H. P. Pucci

 

(177-195) A PRONÚNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

Michelle Rie Hashimoto

Tufi Neder Neto

 

(196-202) SIMULAÇÃO DE UM SPEED DATING COMO TÉCNICA DE CONVERSAÇÃO EM TURMAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Flávia Rodrigues de Souza

Idalena Oliveira Chaves

 

(203-217) REFLEXÕES SOBRE O MEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ADICIONAL NO INTERCÂMBIO

Luana Cristina de Oliveira Santos

 

(218-226) ENSINO DE PLE PARA SURDO BRASILEIRO: EXPERIÊNCIAS DAS PARCERIAS EM UM PREPARATÓRIO PARA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS

Marina de Paulo Nascimento

Glauber Heitor Sampaio

 

(227-233) REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUAS ADICIONAIS SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE MULTILETRAMENTOS

Renata de Souza Gomes

 

 

 TEMA 3: FORMAÇÃO DE PROFESSORES 

 

 

(234-248) FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O PROCESSO ARGUMENTATIVO

Marília Berberick

 

(249-265) BRINCAR JUNTO, INTERAGIR COM OS BEBÊS: REFLEXOS DA FORMAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA 

Michelle Duarte Rios Cardoso

 

(266-282) A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: QUAL O LUGAR DA EXPERIÊNCIA?

Deniele Pereira Batista

 

(283-291) DOCENTES EM FORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Jacqueline Martins da Silva

 

(292-308) FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO ALFABETIZADOR

Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo

 


(309-319) AÇÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO TREINAMENTO PROFISSIONAL

Daiane Ferreira De Freitas Silva

 

(320-327) PROBLEMATIZAÇÕES DOS USOS DA TEORIA DE JEAN PIAGET NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Gabriella S. Ebeling

Júlia M. C. Pereira

 

(328-339) A BRINQUEDOTECA E SUAS POTENCIALIDADES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Géssica Pereira Monteiro Rangel

Bárbara Viana Villaça

 

(340-351) LETRAMENTO E EDUCAÇÃO SOCIAL

Luciana Aparecida de Paula Silva

Elaine Aparecida de Oliveira Assunção

 

(352-368) O ENSINO DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: QUAIS PERSPECTIVAS?

Emmanuelle Felix dos Santos

Wilson Pereira de Jesus

 

(369-381) FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO E O PROGRAMA GESTAR: UM ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Tânia Maria Nunes Nascimento

 

(382-398) A IDENTIDADE DO FORMADOR DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM PROCESSO EM CONSTITUIÇÃO

Fernanda De Araújo Frambach

 

(399-415) FORMANDO LEITORES E FORMANDO-SE COMO LEITORAS: NARRATIVAS E PRÁTICAS DE PROFESSORAS DO MUNICÍPIO DE AMARGOSA/BA

Nanci Rodrigues Orrico

Elizeu Clementino de Souza

 

(416-428) A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO DISCURSO EM CONTEXTO ONLINE

Valkíria Bento Luiz

 

(429-443) PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Priscila de Andrade Barroso Peixoto

Eliana Crispim França Luquetti

 

(444-461) ATO ÉTICO E ATO ESTÉTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PEDAGOGIA DO OLHAR POR MEIO DO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

Marina Alvarenga Botelho

Marco Antonio Villarta-Neder

 

(462-469) DIÁLOGOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA

Márcia Mariana Santos de Oliveira

Ana Maria Moraes Scheffer

 

(470-479) FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM PAUTA DESENVOLVIMENTO MORAL E A CONSTRUÇÃO DE VALORES

Mônika Marja Silveira Consentino

Sandrelena da Silva Monteiro

 

(480-491) A REGIÃO DO NORTE FLUMINENSE E A ALFABETIZAÇÃO CULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Jackeline Barcelos Corrêa

Amaro Sebastião de Souza Quintino

 

(492-501) O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA BRINQUEDOTECA NA CAPACITAÇÃO DOCENTE

Luciana da Silva Almeida

João Batista da Silva Santos

 

(502-511) A FORMAÇÃO CONTINUADA DE REDE E EM  REDE: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA PARA MELHORIAS NO ENSINO

Luciana Castro

 

(512-519) A AUTO – HETEROECOFORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR DE INGLÊS NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO ESTADUAL E MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Carla Cíntia Luz

 

(529-533) OS CURSOS DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DAS (OS) PROFESSORAS (ES) PARA A PRÁTICA DOCENTE NA CRECHE: REALIDADE E DESAFIOS

Juliana Lima da Silva

Patricia Maria Reis Cestaro

 

(534-541) REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES FORMATIVAS DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA- CAP-UERJ

Ana Lucia Gomes de Souza

Liliane Neves

 

(542-550) RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

Maria Olinda Venancio

Queila Adriana de Alcântara

 

(551-561) O PIBID NA TECEDURA DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Iago Pereira dos Santos

Eliana Crispim França Luquetti

 

 

TEMA 4: LEITURA EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES

 

 

(562-571) ESCRITAS DA DOR: ENTRE O SILÊNCIO E A REPRESENTAÇÃO

Roberta Cristina de Oliveira Saçço

 

(572-579) CRONOTOPO E EXOTOPIA NO SERIADO THE FOLLOWING: LEITURAS DE LIMITES ENTRE REALIDADE E FICÇÃO

Guilherme Augusto de Figueiredo Carneiro

Marco Antônio Villarta-Neder

 

(580-589) A LEITURA DE ALGUNS CLÁSSICOS ATRAVÉS DE JOGOS MATERIAIS/VIRTUAIS ELABORADOS EM SALA COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Renato Cassim Nunes

Terezinha Cristina Martins

 

(590-598) O QUE É INTERDISCIPLINARIDADE? EM BUSCA DE UMA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NAS ESCOLAS BRASILEIRAS ATUAIS

Ana Carolina Vieira de Brito

Jessica Oliveira Farias

 

(599-614)  PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Josieli Almeida de Oliveira Leite

 

 (615-624) ABORDAGENS INTERSEMIÓTICAS E ENSINO DE LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA PARA GRADUANDOS SURDOS

Valéria Campos Muniz

Danielle Cristina Mendes Pereira

 

(625-634)  RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PRODUÇÃO DE DESENHOS COMO ESTRATÉGIA PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

José Leandro Peters

Rafaela Andrade Savino de Oliveira

 

(635-645) A PSICOMOTRICIDADE E A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES LUDICOS-PEDAGÓGICAS COM FOCO NA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO JOÃO DA BARRA-RJ

Amaro Sebastião de Souza Quintino

Jackeline Barcelos Corrêa

 

(646-653) SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM SALA DE AULA: OS IMPACTOS DO PACTO NO TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Graziele Ramos da Conceição Cácio

 

(654-661) PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DE JOVENS ALUNOS

Cristiane Elvira de Assis Oliveira

 

(662-670) A ARGUMENTAÇÃO SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 

Vania Fernandes e Silva

 

(671-680) O CASAMENTO DA PRINCESA: UMA AVENTURA ESTÉTICA E HUMANIZADORA

Maiara Ferreira de Souza

Marcela Brasil Galvão

 

(681-691) UMA PROPOSTA DE RE(LEITURA) POÉTICA COM AUXÍLIO DO QR CODE 

Wesley Henrique Avemédio Filgueiras

 

(692-700) TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DOCENTES: ALGUNS ELEMENTOS DE ANÁLISE
Carla Patrícia Quintanilha Corrêa

 

Revista Práticas de Linguagem


Acessos desde 25/06/2013: 34,439