UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ISSN: 2236-7268

Volume 7, n.3 – 2017 Volume Especial I – Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino

Você está em: Edições > Edições > Volume 7, n.3 – 2017 Volume Especial I – Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino

 

(10) Apresentação

 

 

Tema 1: TECNOLOGIAS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MULTILETRAMENTOS

 

(11-26) Construindo entendimentos sobre a gramática: em busca de um ensino significativo

Patrícia Graeff

 

(27-39) Os multiletramentos em sala de aula: potencialidades do gênero tiras de humor

Francieli Aparecida Dias

 

(40-54) Dos letramentos aos multiletramentos: uma evolução das sociedades humanas

Letícia Campos Silva

Sandra Mara Pereira Martins

 

(55-76) Adolescentes, desenvolvimento humano e cibercultura: as vivências dos jovens em formação e o ambiente comunicacional contemporâneo

Sebastião Gomes de Almeida Júnior

 

(77-91) Ensino da língua portuguesa no contexto das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC’s): uma análise dos discursos docentes propostos nos blogs educativos

Edmilson Francisco

Ilsa do Carmo Vieira Goulart

 

(92-99) Inovação tecnológica: plataforma de acessibilidade para estudantes do ensino superior

Isabela Martins Miranda

Pedro Sacramento

 

(100-115) Mapeamento local dos materiais didáticos e competências pedagógicas voltadas para inclusão: o caso da UFV

Carolina Macedo Lopes

Camila Aparecida Carneiro Fernandes

 

(116-133) Multiletramentos e professores em formação: um olhar crítico para o letramento digital

Luís Carlos de Oliveira

Alessandra de Oliveira Costa

 

(134-143) Gêneros textuais argumentativos: uma proposta de sequência didática para o terceiro ano do ensino médio

Andressa Christine Oliveira da Silva

Nívia de Oliveira Paiva

 

(144-152) Netiqueta: reflexões sobre o comportamento e o uso da língua

Caroline Souza Ferreira

Thais Fernandes Smpaio

 

(153-162) Helena no país das verdades: a formação do leitor crítico em Minha Vida de Menina, de Helena Morley

Daniela França Chagas Batista Valente

 

 

Tema 2: ANÁLISE LINGUÍSTICA

 

(163-172) Análise linguística na formação do professor de português: a construção de uma proposta de trabalho com adjuntos adverbiais

Jacqueline Aparecida dos Santos Guedes

Natália de Oliveira Gomes

 

(173-182) O papel da pontuação na escrita dos alunos da EJA

Cláudia Aparecida Ferreira Ferraz

Natália Sathler Sigiliano

 

(183-190) O ensino das classes de palavras no EF II sob o viés da análise linguística: estudo reflexivo do substantivo e do adjetivo a partir do gênero conto

Denise Pereira Rebello Viglioni

Natália Sathler Sigliano

 

(191-209) O papel da variação linguística no ensino de língua portuguesa: a importância da elaboração de sequências didáticas no transporte da teoria para a prática da sala de aula

Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues

 

 

Tema 3: ENSINO DE LITERATURA

 

(210-221) Fugir do marasmo e conquistar o mundo: a literatura como instrumento de libertação em A maior flor do mundo, de José Saramago

Francyane Canesche de Freitas

Francis Paulina Lopes da Silva

 

(222-230) Personagens planos e esféricos como reveladores de um discurso afrodescendente na obra de Machado de Assis e de Lima Barreto

Rosane Queiroga Eliotério

Marco Aurélio de Sousa Mendes

 

(231-241) Da idealização à objetividade: uma abordagem da estética realista no Ensino Médio

Margareth Andrade Morais

Rafael Guimarães Nogueira

 

(242-250) Ensino de literatura e interdisciplinaridade: contos de Clarice Lispector em diálogo com as artes plásticas e a canção

Fernanda Vivacqua de Souza Galvão Boarin

Luana Fernandes Sofiati

 

 

Tema 4: ENSINO DE LEITURA

 

(251-261) A importância da leitura na formação cidadã no Ensino Fundamental II

Flaviane Gonçalves Corrêa

Laís Lagreca de Carvalho

 

(262-274) Tecendo saberes e construindo entendimentos sobre práticas de leitura à luz da prática exploratória

Andréia Mello Rangel

 

(275-287) Letramento no ensino médio: habilidades leitoras em processos seletivos de avaliação seriada

Claudia Alves Pereira Braga

 

(288-305) Leitura, letramentos e escola: concepções e estratégias básicas para o desenvolvimento da capacidade leitora

Míriam Fernanda Costa

 

(306-317) Aprender a ler e tornar-se leitor crítico: práticas socioculturais de leitura na Educação de Jovens e Adultos

Vanessa Teixeira Ribeiro

 

(318-331) O PNAIC em Ouro Preto: a voz das professoras alfabetizadoras

Regina Aparecida Correa

Hércules Tolêdo Corrêa

 

(332-338) Ciranda Literária: a formação de pequenos leitores

Ariane rodrigues gomes leite godoy

Mariana Fonseca

 

(339-347) A diversidade cultural e o ensino da língua

Aira Suzana Ribeiro Martins

 

(348-359) Práticas reais no ensino de leitura e escrita: uma análise do discurso de discentes da rede pública de Carangola – MG

Fernanda Abreu Gualhano

Adrieli Laviola Bonjour da Silva

 

(360-372) Práticas de leitura e de escrita: o desafio do letramento

Paola Cordeiro Fernandes

 

(373-383) Clube da leitura: um novo olhar sobre os livros infantis

Vanessa de Souza Rosado Drago

 

 

 

Tema 5: PRÁTICAS DE ORALIDADE

 

(384-396) A importância da oralidade nas práticas de letramento dos alunos com deficiência intelectual

Marcia Cristina Mendes de Freitas

 

(397-414) A coconstrução de sentidos e a imaginação em práticas de leitura ancoradas nos gêneros textuais: análise de uma proposta para o 4º ano do Ensino Fundamental

Aline Salucci Nunes

Carolina Scali Abritta

 

(415-423) Desenvolvendo a oralidade por meio da literatura

Sara Helena da Costa Freitas

Josina Augusta Tavares Teixeira

 

(424-432) Prática de oralidade na educação de jovens e adultos

Jairo Moratório do Carmo

Thais Fernandes Sampaio

 

(433-440) Roda de versos: pretextos para brincar, compartilhar e encantar

Maria Rosana do Rêgo E Silva

Ana Rosa Costa Picanço Moreira

 

(441-448) Brincadeiras daqui pra lá: as diversas linguagens na Educação Infantil

Miriam Nogueira Duque Villar

Nilcéa Beatriz Jenevain Braga

 

 

Tema 6: ALFABETIZAÇÃO

 

(449-457) A expectativa dos pais quanto à alfabetização na educação infantil

Ludmylla Karinne Trigueiro Meireles

 

(458-466) Alfabetizando interdisciplinarmente com o PIBID 

Maria De Lourdes da Silva Toledo

Cláudia Avellar Freitas

 

(467-478) Alfabetizar brincando não é brincadeira

Daniela dos Santos Lima

Denise Dias de Carvalho Sousa

 

(479-490) A postura pedagógica do professor alfabetizador e as orientações dos documentos oficiais: o que sustenta uma prática?

Iduméa de Souza Fernandes Ramos

Ilsa do Carmo Vieira Goulart

 

(491-507) Avaliações de Língua Portuguesa no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Mato Grosso

Ângela Rita Christofolo de Mello

Albina Pereira de Pinho Silva

 

(508-516) O “rodízio de livros” como incentivo a formação de leitores na perspectiva do alfabetizar letrando

Renata Silva Cruz

Cilene do Carmo Gregório

 

(517-530) O processo reverberativo da voz do aluno na formação continuada do professor alfabetizador

Letícia Santos da Cruz

Ludmila Thomé de Andrade

 

(517-530) As belezas do rio aos olhos encantados de uma criança

Denise Barreto de Resende

 

(541-547) Nomes e sobrenomes: possibilidades nos primeiros passos da alfabetização de crianças         

Patrícia Ferreira Duarte

Carolina Alves Mata Gasparete

 

(548-558) A mala maluca da vovó Zenilda: aprendizagem significativa sob a perspectiva dos direitos de aprendizagem

Ellen de Paula Moreira Abreu

Kalinka Aparecida Fófano dos Santos

 

 

 

Tema 7: CURRÍCULO

 

(559-575) Os multiletramentos e os textos multimodais: um novo desafio para o ensino de leitura na sala de aula

Joana Henrique Rinco

Tairine Francisquini Da Silva

 

(576-591) Questões de letramento a partir do gênero notícia

Simone Miranda Fernanes Alvarenga

Mauricéia Silva de Paula Vieira

 

(592-603) O tratamento dado à multimodalidade em planos de aulas: sinalizações para a formação docente

Helena Maria Ferreira

Isabella Bacha Ferreira

 

(604-621) Pedagogia de projetos de aprendizagem e a experiência do jovem: possibilidades de compreensão do ensino da língua portuguesa em tempos de convergências e tecnologias

Ana Lucia Werneck Veiga

Lucia Helena Schuchter

 

 

Tema 8: TRABALHO DOCENTE

 

(622-634) O ENEM como referência de currículo para a Educação Básica: a prova de redação como um instrumento de transformação social

Iara Lopes da Silva

 

(635-649) O papel que ocupa a leitura mediada de textos didáticos de ciências nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula

Célio da Silveira Júnior

 

 

Tema 9: LETRAMENTOS, GÊNERO E SEXUALIDADE

 

(650-667) O uso do facebook para o trabalho com as relações de gêneros e sexualidades: potencialidades para a ampliação dos multiletramentos na formação docente

Jaciluz Dias

 

(668-681) O Pibid pedagogia da UENF: estímulo à autoria pela escrita solidária

Rysian Lohse Monteiro

Eliana Crispim França Luquetti

 

(682-689) Uma pesquisa como ensaio: exercitando uma docência

Leiliane Aparecida Gonçalves Paixão

Revista Práticas de Linguagem


Acessos desde 25/06/2013: 34,408