UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ISSN: 2236-7268

Volume 7, n. 2 – jul/dez 2017

Você está em: Edições > Edições > Volume 7, n. 2 – jul/dez 2017

8 Apresentação

 

(9 – 16)  Entrevista com a professora Marli André

 

TEMA 1 – A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

(17-31)  Formação inicial de professores de Espanhol/LE no contexto PIBID: análise das representações discursivas

Kelly Cristiane HenschelPobbe de Carvalho 

 

(32-42)  Formação inicial do professor de Língua Inglesa: identidades profissionais em (re)construção no PIBID

Ana Paula Domingos Baladeli

 

(43-52)  Carreira profissional nas aulas de Língua Inglesa do Ensino Médio

Ana Maria Souza

Maura Regina Dourado

 

(53-61) Projeto PIBID: um relato de experiência nas aulas de Inglês na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Léa Rosa Melo Andreghetti

Luana Alves Guarda

 

(62-71)  Diálogos com a docência

Adriana Cristina Pereira de Andrade do Couto

Ana Emilia Fajardo Turbin

Merilúcia Mariotini

 

(72-86)  Análise de uma narrativa sobre leitura e escrita em Língua Inglesa

Mônica Veloso Borges

Luís Miguel Gordiano Ramos

 

(87-102)  A construção de saberes no PIBID-Letras/Espanhol da Universidade Federal de Roraima

Érika Dos Santos Ferreira Gomes

 

(103-111)  PIBID Letras – uma reflexão sobre a prática docente dos supervisores

Bruna Vasconcelos Santana

Maria Fernanda Brito Chaves

Marilene Sacramento Miranda

 

(112 – 129)  Literatura, poesia e ensino: considerações a partir da formação de professores

Marcelo Medeiros da Silva

 

(130 – 139) A literatura e o ensino no contexto do PIBID Português

Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos

 

(140 – 148) Escavar a memória: atividades de leitura e escrita literárias do PIBID/UFTM no Ensino Fundamental

Patrícia Marcelino de Oliveira

Deolinda de Jesus Freire

Daniervelin Renata Marques Pereira

 

 

TEMA 2 – METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

 

(149-160) Atuação do PIBID/Letras no cenário educacional do Sertão do Pajeú–PE: uma intervenção sob a ótica sociointeracionista na produção de um jornal escolar

Cláudia Roberta Tavares Silva

Dorothy Bezerra Silva da Brito

 

(161-169) Uma experiência de Literatura em Língua Inglesa: leitura multimodal versus leitura semiótica

Maiara Gonçalves Cerqueira

Regivânia Almeida Moreira Lima

 

(170-184) O PIBID na formação docente e o ensino de Inglês por meio de sequência didática de gênero textual: análise comparativa entre produções iniciais e finais

Carlos Alberto Ramos Souza

Everton Gelinski Gomes De Souza

 

(185- 203) O ensino do Espanhol através da Oficina de Música: contribuição do PIBID na construção do elo entre aluno e língua

Roberta Fernandes Pacheco

Ana Carla Machado

Marso Maria de Almeida Fiorillo

 

(204-213) Jornal estudantil: um aliado na construção de leitores e escritores

Elias Assis Schimmelphenning

Thuanne S. Jahnke

 

(214-222) A contribuição do PIBID na formação de leitores e futuros docentes

Rosimeire Bernardo da Silva

Maciano Monteiro da Silva

 

(223-231) Oficina de literatura: um espaço para a democratização de experiências literárias na escola

Deusa Castro Barros

Iara de Oliveira

 

(232-241) Literatura no Ensino Médio: reflexão de uma experiência docente em classes do 3º ano

Maria das Graças de Carvalho César

Gustavo Santos de Macedo

 

(242-251) PIBID Letras – Português e o trabalho com filme na escola básica

Andriele Bairros Gonçalves

Renata Nicolletti

Vaima Regina Alves Motta

 

(252-261) A produção textual na escola: relato de experiência de atividade desenvolvida no PIBID

Nadiane Laiz Lotici

Ramunielly Bonatti

 

(262-269) Relato de experiência: subprojeto PIBID/Letras-Inglês em ação

Maria Valésia Silva Da Silva 

Márcia Zambon Farias 

 

(270-277) Entre sextilhas e décimas: uma experiência com cordel em sala de aula

 Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho

 

(278-286) Lendo o mundo por meio dos clássicos

Luciani Dalmaschio

Ellen Paola da Silva

Isabely Melo da Silva

 

(287-295) Gênero crônica: oficina de elaboração textual

Pâmela Taís Clein

 

(296-302) PIBID: uma intervenção jornalística escolar

Bruna Schaefer e Karoline Aparecida

 

(303 – 311) Experiências lúdicas no ensino da Língua Espanhola

Laura Verônica Rodríguez Imbriaco

 

(312-320) As Fanfics nas oficinas pibidianas de Espanhol: práticas de escrita no Ensino Médio

Bárbara Alves Branco Machado

Isaphi Marlene Jardin Alvarez

 

 

TEMA 3 – ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

 

 
(321-329) O PIBID e a motivação dos alunos em aulas de Língua Inglesa

Márcia Volani Cordova de Oliveira

Likelli Simão Bender

Luciane Baretta

 

(330-338) Critérios avaliativos da produção textual de artigos de opinião no EF II: uma contribuição do PIBID para a formação docente

Vanessa Luciene Pereira da Silva

Márcia Candeia Rodrigues 

 

 

TEMA 4 – LETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE E TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA

 

 

(339-353) Tour virtual no museu: inclusão e práticas multimodais na aula de Língua Inglesa

Alyne Raíssa Belarmino Gomes

Janaíne Dos Santos Rolim

Angélica Araújo De Melo Maia

 

(354-363) A arte cinematográfica e a prática do letramento no Ensino Fundamental: uma experiência do PIBID Letras-Português da UFJF

Carolina Garcia de Carvalho Silva

Clarice de Matos Oliveira

Fábio Citrole Conegundes

 

(364-381) O IMAGINÁRIO DISCURSIVO ACERCA DA FORMAÇÃO DE LEITORES POR SUJEITOS VINCULADOS AO PIBID

Eloisa Graziela Franco de Oliveira Hamasaki  

Eliana Maria Severino Donaio Ruiz

 

RESENHAS

 

(382-386) STUTZ, Lidia (Org.). Modelos didáticos de gêneros textuais. As construções dos alunos professores do PIBID Letras inglês. Campinas: Pontes, 2014.

Marco Antônio Margarido Costa

 

(387 – 389) DIONISIO, Angela Paiva. Série Verbetes Enciclopédicos. Recife: Pipa Comunicações, 2013.

O efeito multimodal em práticas pibidianas: série verbetes enciclopédicos

Hermano Aroldo Gois Oliveira

 

(390-392) PINHEIRO, Alexandra Santos e BOTTEGA, Rita Maria Decarli (Org.). A formação docente do PIBID Letras. Alguns recortes de experiências. Campinas: Pontes, 2014.

Suzana Leite Cortez

Angela Paiva Dionisio

 

Revista Práticas de Linguagem


Acessos desde 25/06/2013: 34,405