UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ISSN: 2236-7268

VOLUME 3, n. 2

Você está em: Edições > Edições > VOLUME 3, n. 2

5 – Sumário e Editorial

 

RELATOS

7 – 18 Argumentação em foco: carta argumentativa

Louise S. do Pinho

 

19 – 29 Diário de leitura: instrumento didático para formação do aluno leitor

Meire Celedônio da Silva e Ana Paula de Sousa

 

30 – 39 Concepção de infância e leitura como experiência coletiva: algumas implicações na formação de leitores na educação infantil do SESC

Claudia Santos de Medeiros

 

40 – 48 Diversidade linguística e a prática no ensino superior: um diálogo possível

Marcela Moura Torres Paim

 

49 – 58 Os gêneros discursivos na sala de aula: proposições didáticas para o ensino superior e outros segmentos de ensino

Alex Caldas Simões

 

59 – 63 Álbum de fotografia: a prática do letramento na educação infantil

Elaine Leal Fernandes

 

64 – 81 A divisão do Pará em discussão na grande mídia paraense: um estudo dos discursos do jornal Diário do Pará (agosto a dezembro de 2011)

Israel Fonseca Araújo

 

82 – 94 Paródia, literatura, vídeo: a gente se encontra no blog

Núbio Delanne Ferraz Mafra e Marcio Valério

 

95 – 103 Aviãozinho de papel: uma abordagem lúdica para a alfabetização científica no ensino fundamental – 6ºano

Sophia Sartini Fernandes de Oliveira

 

ARTIGOS

105 – 121 (Multi)Letramento(s) Digital(is), Teoria do Posicionamento e Identidade docente: como professoras de uma escola pública juizforana se localizam metaforicamente na Era Digital

Fabiano Santos Saito e Patrícia Nora de Souza

 

122 – 141 A infografia como mescla das matrizes verbais e visuais em textos de divulgação científica: da cultura da linha à cultura da superfície

Suelen Martins e Jerônimo Coura-Sobrinho

 

142 – 159 Leitura verbovisual: a percepção da responsividade em um comercial automotivo

Anderson Cristiano da Silva

 

160 – 171 Deslocamentos na atuação do professor frente às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação-NTIC’s

Margarida Xisto da Silva Soares

 

172 – 186 Problematizando os gêneros e a sexualidade através da literatura infantil

Thuinie Medeiros Vilela Daros

 

187 – 208 Formação do leitor

Alãine Cássia da Cunha Pires e Alice Atsuko Matsuda

 

209 – 233 O ludismo verbal em textos de José Paulo Paes

Laila Maria Hamdan Alvim

 

234 – 246 Os povos indígenas e a educação

Francinete de Jesus Pantoja Quaresma e  Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira

 

247 – 270 Narrativa e ensino de inglês na escola pública: The Gingerbread Man in classroom!

Rachel Mattos Bevilacqua

 

271 – 280 A interface do português e do italiano nas formulações de ordens

Lívia Assunção Cecilio

 

281 – 301 Experiências de indisciplina em sala de aula: LE comprometimento da aprendizagem

Carolina Vianini  e Laura Miccoli

 

302 – 322 Linguagem, dicionário e comunicação: apresentação da ATD

Marcelo Marques Araújo

 

323 – 343 Estudo do processo de gramaticalização do verbo ir: uma análise diacrônica

Alcione Gonçalves

 

344 – 362 A definição da prática social “orientar”: a voz do professor-orientador através dos processos relacionais da LSF

Silvia Adélia Henrique Guimarães

 

363 – 378 A experiência docente por meio do estágio supervisionado de língua portuguesa

Suellen Lopes Barroso

 

379 – 386 Ensino de Língua Portuguesa: reconhecimento do preconceito e possibilidade de trabalho com a variedade padrão

Andreia Rezende Garcia Reis e Mariana Altomar Barbosa

 

 ENTREVISTA

388 – 393 Entrevista com Carlos Alberto Faraco

Lucia Furtado de Mendonça Cyranka

 

RESENHAS

395 – 397 Sintaxe para a educação básica

Hélcio Carlos de Oliveira Silva

 

398 – 401 Todos alfabetizados no primeiro ano

Anna Carolina Santos Reis Dalamura 

 

 

Revista Práticas de Linguagem


Acessos desde 25/06/2013: 34,417