UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ISSN: 2236-7268

VOLUME 1, n. 2

Você está em: Edições > Edições > VOLUME 1, n. 2

4 SUMÁRIO E EDITORIAL

 

RELATOS

6 – 16 O ensino do gênero textual resumo/sinopse de filme por meio de sequência didática

Josenir Sousa da Silva e Rosivaldo Gomes

 

17 – 31 Produção textual: como o professor pode motivar seus alunos à escritura de narrativas

Claudia Sanches Moreira Osório

 

32 – 40 Encaixe e desencaixe morfológico por meio da Filologia: relato de uma relação analógica

Érica Santos Soares de Freitas e André Luiz Ming Garcia

 

41 – 51 Leitura literária no contexto escolar: os clássicos em cena

Lígia Aparecida Favalessa e Dulce Elena Coelho Barros

 

52 – 59 Práticas de leitura em sala de aula: o uso de filmes e demais produções cinematográficas em aulas de Língua Portuguesa

Adriana da Silva e Alex Caldas Simões

 

60 – 68 Ensino de variedades linguísticas de Espanhol: um gesto político e crítico

Regiane de Jesus Costa

 

69 – 77 O fênomeno do fracasso escolar e a aquisição do sistema de escrita: que relação é essa?

Luciana Castro

 

ENTREVISTA

78 – 85 – Entrevista com Artur Gomes de Morais UFPE/CEEL

Luciane Aparecida de Souza e Vanessa Titonelli Alvim

 

FALE PARA O PROFESSOR

86 – 98 Uma proposta discursiva de formação docente

Ludmila Thomé de Andrade

 

PESQUISA

99 – 113 Argumentação e autoria nos escritos de universitários: o discurso sobre alunos de universidades públicas e particulares

Soraya Maria Romano Pacífico

 

RESENHAS

114 – 116 Das Leituras ao Letramento Literário

Cristina Maria Rosa

 

117 – 119 A arte de ler ou como resistir à adversidade

Maurício Silva

 

Revista Práticas de Linguagem


Acessos desde 25/06/2013: 34,410