UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Linhas de Pesquisa

Você está em: Curso > Linhas de Pesquisa

________________________________________________________________________________________________________________________________

1. POLÍTICAS SOCIAIS E GESTÃO PÚBLICA

Esta linha está voltada ao aprofundamento da análise das políticas sociais destacando suas características na sociedade brasileira e seus processos de regionalização. Inclui ainda a gestão das ações sociais públicas, seus processos de avaliação e instrumentos de monitoramento e indicadores.

Nela estão concentrados os estudos políticas sociais e processos de gestão na esfera pública, bem como estudos sobre sujeitos sociais aí implicados e seus diferentes modos de organização e expressão na esfera pública.

A linha de pesquisa “Políticas Sociais e Gestão Pública” encontra-se referenciada numa matriz voltada para equidade, justiça social e democracia, numa orientação de universalização e aprofundamento dos direitos.

________________________________________________________________________________________________________________________________

2. SERVIÇO SOCIAL E SUJEITOS SOCIAIS

Nesta área concentram-se estudos sobre o Serviço Social e a intervenção profissional do assistente social, acentuadamente na esfera pública. Esta linha de pesquisa tem como objeto a formação e o exercício profissional, seu significado, competências, atribuições, e demandas dos sujeitos sociais, expressas através de suas organizações e formas de luta.

Tem ainda como eixo articulador os estudos sobre a realidade regional, a partir da ênfase na compreensão das particularidades do trabalho profissional mediadas pelo território, tanto no que se refere aos espaços sócio-ocupacionais da profissão, como na constituição dos sujeitos sociais.

Dentre o cômputodas demandas apresentadas ao trabalho profissional, a esfera das políticas públicas e privadas adquire relevância por ser a base material do exercício profissional com as demandas vindas das organizações sociais das classes subalternas.

 

TOPO DA PÁGINA