UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Grupos de Pesquisa

Você está em: Curso > Grupos de Pesquisa

________________________________________________________________________________________________________________________________

1. Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas

2. Trabalho, mercado de trabalho e serviço social 

3. Questão social, Território e Serviço Social 

4. Grupo de Estudos e Pesquisas dos Fundamentos do Serviço Social

5. Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: Políticas e Direitos – GEDIS

 

1. Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas

______________________________________________________________________________________ 

Coordenadoras:
Profª  Dra. Cláudia Mônica dos Santos e Prof. Dr. Rodrigo de Souza Filho

 

Integrantes: Profª. Drª. Alexandra Aparecida Leite Toffanetto Seabra Eiras, Profª. Drª. Carina Berta Moljo, Profª. Drª. Cláudia Mônica dos Santos, Profª. Drª. Cristina Simões Bezerra, Profª. Drª. Elcemir Paço Cunha, Profª. Drª. Maria Lúcia Duriguetto, Profª. Drª. Rodrigo de Souza Filho, bolsistas de I.C e mestrandos.

O grupo Serviço Social, movimentos sociais e políticas públicas incorpora professores da graduação e da pós-graduação, alunos da graduação (Iniciação Científica) e alunos da pós-graduação. O objetivo do grupo é produzir conhecimentos acerca da sociedade civil e das lutas sociais, políticas públicas e processos de democratização e seus rebatimentos e relações com os fundamentos, com a formação e com o exercício profissional. Objetiva a qualificação profissional do assistente social e áreas afins para a intervenção no campo da gestão e execução das políticas públicas e nas organizações e movimentos sociais das classes subalternas no campo da sociedade civil. Uma outra dimensão que o grupo de pesquisa objetiva atingir com sua produção é aprofundar e consolidar as dimensões acerca das temáticas das linhas de pesquisa no campo da formação profissional e na formação de quadros docentes. Estes objetivos elencados têm como finalidade última contribuir para o debate dos projetos societários e para a construção de estratégias de emancipação. Alem das pesquisas individuais dos participantes do grupo, existe uma pesquisa coletiva denominada ANÁLISE DAS CONDIÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E CULTURAIS E DA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA IMPLNATAÇÃO DO SUAS EM JUIZ DE FORA E REGIÃO. UFJF/ FAPEMIG PROCAD/CAPES: PROJETO DE COOPERAÇÃO E INTERCÂMBIO EM SERVIÇO SOCIAL Título: DINÂMICA CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA, TRABALHO, QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL Programas participantes: Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Federal de Alagoas  

Diretório Grupos de Pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9430709630470329

 

TOPO DA PÁGINA

 

2. Trabalho, mercado de trabalho e serviço social

______________________________________________________________________________________ 

Coordenadores:
Profª. Drª. Ednéia Alves de Oliveira e Prof. Dr. Ronaldo Vielmi Fortes

 

Integrantes: 
Profª. Drª. Ana Lívia de Souza Coimbra, Profª. Drª. Ednéia Alves de Oliveira, Profª. Drª. Isaura Gomes de Carvalho Aquino, Prof. Dr. Ronaldo Vielmi Fortes, bolsistas de I.C e mestrandos.

Centra seu interesse no trabalho, em suas novas feições, que determinam configurações heterogêneas dos trabalhadores. Enfoca a relação Trabalho e Serviço Social, em seus fundamentos analíticos, desdobrando para o tratamento de inserções particulares em processos de trabalho, perfil do mercado de trabalho do Serviço Social e dos profissionais em diferentes espaços sócio-ocupacionais. Essa abordagem configura uma perspectiva em consonância com a área de concentração ao trazer para o debate a questão das configurações territoriais de processos sociais mais amplos, bem como contribuir para a análise das classes sociais e seus vários segmentos de trabalhadores. O grupo tem como objetivo o estudo e pesquisa do processo capitalista de trabalho e as relações sociais que o conformam as particularidade da formação social brasileira e regional. Aborda a problemática da chamada reestruturação produtiva, atentando para seus efeitos regionais, políticos e sociais, apreendendo-os na ofensiva capital à força de trabalho. O grupo tem mantido a participação nos eventos organizados pela RET/Rede de Estudos do Trabalho da UNESP e da RETAS.

Diretório Grupos de Pesquisa:  dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0211351421452089

 

TOPO DA PÁGINA

 

3. Questão social, Território e Serviço Social

______________________________________________________________________________________ 

Coordenadoras:
Profª. Drª. Elizete Maria Menegat e Profª. Drª. Cristina Simões Bezerra

 

Integrantes:
Profª. Drª. Cristina Simões Bezerra, Profª. Drª. Elizete Maria Menegat, Profª. Drª. Marina Barbosa Pinto, Profª. Drª. Mônica Aparecida Grossi Rodrigues, Profª. Drª. Viviane Souza Pereira, bolsistas de I.C e mestrandos.

Este grupo é formado por professores e alunos da Graduação e Pós-Graduação. O mesmo possui 03 linhas de pesquisa:

Questão social e crise urbana: Trata da crise urbana: gênese e estruturação. História da cidade e dos processos de urbanização no Brasil. Acumulação capitalista, apropriação do território e questão social. O lugar da pobreza e do pauperismo na cidade. Crise do capital, teoria do valor e a produção de excedentes da força de trabalho. Segregação social-territorial-racial e lutas sociais. A intervenção do Assistente Social e as lutas sociais em torno da questão urbana.

Questão agrária, ambiental, sujeitos sociais e Serviço Social: Trata da questão agrária e questão ambiental como noções analíticas e como campos de lutas sociais. O debate sobre questão ambiental e questão agrária no interior da teoria crítica. Particularidades do desenvolvimento capitalista no campo. A constituição da questão agrária e da questão ambiental na formação social brasileira, das classes sociais e dos sujeitos coletivos em luta. A ressignificação da reforma agrária. Questão ambiental, agroecologia, políticas sociais e formação política na atualidade.

– Totalidade social, espaço e tempo: Trata da análise das categorias totalidade, sujeito, práxis, espaço e tempo na teoria crítica; Urbano e rural na gênese do capitalismo. A divisão territorial do trabalho entre cidade e campo. A conceituação de fronteira e de limite. Crise do capital, território e sujeitos sociais na atualidade.

 Diretório – Grupos de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9430709630470329

 

TOPO DA PÁGINA

 

4. Grupo de Estudos e Pesquisas dos Fundamentos do Serviço Social

______________________________________________________________________________________ 

Coordenadora:
Profª. Drª. Marina Monteiro de Castro e Castro e Profª  Dra. Luciana Goncalves Pereira De Paula

 

Integrantes:
Profª. Drª. Marina Monteiro de Castro e Castro, Profª. Drª. Ana Maria Ferreira, Profª. Drª. Luciana Gonçalves Pereira de Paula , Profª. Drª.Sabrina Pereira Paiva, bolsistas de iniciação científica, alunos de graduação, residentes, mestrandos e assistentes sociais.

Este grupo de se propõem analisar o Serviço Social a partir das dimensões que compõem o processo de formação e o exercício profissional do assistente social na contemporaneidade, possuindo duas linhas de pesquisa:

O processo de formação profissional do assistente social na contemporaneidade – Trata das diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social e a interface com o perfil do aluno da graduação em Serviço Social; desafios ao trabalho docente na formação em Serviço Social; trato da dimensão técnico-operativa nos projetos pedagógicos do Serviço Social; os elementos da formação acadêmica que oferecem suporte a construção das estratégias e táticas político-profissionais.

O trabalho do assistente social nos espaços sócio-ocupacionais e as políticas sociais: Trata da inserção dos assistentes sociais nos diferentes espaços sócio-ocupacionais, os desafios contemporâneos e da análise do processo de formulação das estratégias e táticas político-profissionais dos assistentes sociais.

 

Diretório Grupos de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9590493973611938

 

TOPO DA PÁGINA

 

5Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: Políticas e Direitos – GEDIS

______________________________________________________________________________________ 

Coordenadores:

Prof. Dr. Marco José de Oliveira Duarte (Líder) e Profª. Drª. Sabrina Pereira Paiva (Vice-líder)

 

Integrantes:
Prof. Dr. Marco José de Oliveira Duarte, Profª. Drª. Sabrina Pereira Paiva, alunos de graduação, bolsistas e voluntários de Iniciação Científica e de Extensão, Especializandos, Residentes e Mestrandos.

O GEDIS aglutina professores da graduação e da pós-graduação, estudantes da graduação, voluntários e bolsistas de Iniciação Científica e de Extensão, como da pós-graduação, especializandos, residentes e mestrandos. O GEDIS articula suas três ênfases principais: sexualidade, gênero e diversidade no campo do Serviço Social, através das atividades acadêmicas de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, para tornar visível e público: a) A produção de conhecimento e o debate interseccional desses temas, tomando como referência o campo das políticas públicas e dos direitos humanos, com especial enfoque para o setor de intervenção dos serviços públicos de saúde, bem como da rede de proteção social e de direitos para mulheres, LGBT e negros; b) A experimentação dos enfrentamentos ao sexismo, LGBTfobia e racismo por parte dos ativistas como estratégia de incorporação analítica para se pensar a relação dos sujeitos sociais e o Estado capitalista; c) A formação acadêmica como a educação permanente de trabalhadoras/es nas políticas sociais da área de Serviço Social e afins, ampliando a qualificação para o trato com a população usuária nas suas diferentes expressões de sujeitos de direitos e seus marcadores sociais de diferença. Para tanto, o GEDIS possui 04 linhas de pesquisa que aglutinam os projetos de pesquisa e de extensão de seus componentes, a saber: a) Diversidade sexual e saúde: A política de saúde LGBT; b) Violência, rede de proteção e direitos humanos de LGBT; c) Gênero, sexualidade e saúde reprodutiva e e) Violência e saúde da mulher: As determinações da violência contra mulher e os modos de enfrentamento. O GEDIS se articula em uma rede de pesquisadores/as no campo do Serviço Social através do Grupo Temático de Pesquisa (GTP) “Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade” da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, nos Encontros Nacionais de Pesquisadores/as em Serviço Social – ENPESS, como pela área e afins na Associação Brasileira de Estudos da Homocultura – ABEH. Em decorrência de tal engajamento seus/suas participantes atuam nos seguintes eventos científicos do campo dos estudos da diversidade sexual, de gênero e raça, como os Seminários Internacionais Fazendo Gênero (UFSC), Enlaçando Sexualidades (UNEB), Desfazendo Gênero (UFRN, UFBA e UEPB) e Pensando o Gênero (UNESP), bem como os Congressos Internacionais da Diversidade Sexual e de Gênero (UFMG-UFOP) e dos Estudos sobre Diversidade Sexual, de Gênero e Raça da ABEH. São nesses eventos, portanto, que se produzem a articulação dos diversos grupos de pesquisa desse campo, tornando-se, assim, lócus privilegiado para intercâmbio das produções de conhecimento, com destaque para os periódicos desse campo interdisciplinar.

 

Diretório Grupos de Pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4347361682912071

E-mail: gedis.ufjf@gmail.com

Site: https://gedisufjf.wixsite.com/gedisufjf

 

 

TOPO DA PÁGINA