UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Estrutura Curricular

Você está em: Curso > Estrutura Curricular

________________________________________________________________________________________________________________________________

A estrutura curricular do Mestrado em Serviço Social é organizada:

 

. disciplinas obrigatórias da área de concentração;

. eletivas por linhas de pesquisa;

. disciplinas optativas

. atividades programadas que incluem a participação em grupos de pesquisa, o estágio de docência – obrigatório para alunos bolsistas da Capes – e estudos individuais;

. orientação, exame de qualificação e a defesa da dissertação de mestrado.

 

As disciplinas são semestrais e bimestrais e a integralização deverá ser feita em no mínimo doze meses e no máximo em 30 meses.

É necessário completar 32 créditos assim distribuídos:

 

1 . DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

________________________________________________________________________________________________________________________________

. 05 disciplinas obrigatórias:

Esse conjunto de disciplinas, que totaliza 14 créditos, deverá ser cursado por todos alunos. As disciplinas objetivam aprofundar conhecimentos e questões referentes ao debate teórico no Serviço Social. Objetivam ainda levar os alunos a se capacitarem para a pesquisa social. São elas:

 

Disciplina: Estado e política social

Ementa: Desenvolvimento do capitalismo e o papel do Estado e das políticas sociais. A concepção liberal do Estado: liberalismo clássico, democrático e o neoliberalismo. O Estado na tradição marxista. Políticas sociais e a construção da cidadania: análise histórica e teórico-conceitual. Capitalismo contemporâneo, crise do Estado e das políticas sociais. A particularidade da realidade brasileira.

 

Disciplina: Serviço Social e Questão Social

Ementa: O significado sócio-histórico da profissão: particularidades do Serviço Social na sociedade brasileira, fundamentos e o debate contemporâneo. Fundamentos da questão social e sua radicalização da atualidade. O Serviço Social internacional e as suas particularidades  na América Latina O debate da questão social no Serviço Social. Projeto ético-político: desafios para a formação e exercício profissional.

 

Disciplina: Seminário de Pesquisa

Ementa: A pesquisa social como fonte de conhecimento. O objeto de conhecimento. Elementos da pesquisa (definição do objeto de estudo, os objetivos, o referencial teórico e procedimentos metodológicos). Modalidades de Pesquisa. A pesquisa em serviço social.

 

Disciplina: Teoria Social e Sociologia Clássica

Ementa: O processo de conhecimento e análise da realidade em Marx: o materialismo histórico-dialético. Sociedade burguesa, economia capitalista e a centralidade da categoria trabalho. Durkheim e os fundamentos do funcionalismo: divisão do trabalho social, solidariedade social e a concepção organicista da sociedade. A sociologia compreensiva de Weber: racionalidade e os tipos ideais.

 

Disciplina: Território, Sociedade e Serviço Social

Ementa: As categorias totalidade, espaço e tempo. Espaço e território no debate da teoria social crítica. A questão social e suas manifestações no território: questão agrária e questão urbana. Sujeitos sociais, lutas de classes e Estado na relação campo-cidade. O debate sobre território no Serviço Social

 

TOPO DA PÁGINA

 

2. DISCIPLINAS ELETIVAS DAS LINHAS DE PESQUISA

________________________________________________________________________________________________________________________________

. 01 eletiva de 30h

As disciplinas eletivas estão intimamente relacionadas aos objetos de estudo desenvolvidos nas linhas de pesquisa. Elas visam o aprofundamento dos temas específicos aos quais se vinculam os projetos dos docentes e discentes. O aluno deverá cursar 01 disciplina eletiva, optando pela disciplina da linha a que se vincula seu projeto de dissertação, completando 02 créditos.

 

Disciplinas da linha de pesquisa Política social gestão pública:

 

Disciplina: Gestão Pública de Políticas Sociais

Ementa: Gestão pública e a universalização de direitos: o papel do Estado e da burocracia. O Estado brasileiro: constituição do Estado burguês no Brasil e o desenvolvimento da administração pública. A gestão pública de políticas sociais na contemporaneidade.

 

Disciplinas da linha de pesquisa Serviço Social e sujeitos sociais:

 

Disciplina: Movimentos Sociais e Serviço Social

Ementa: Classes e consciência de classe. Teoria das organizações clássicas dos
trabalhadores: partidos e sindicatos. A teoria dos movimentos sociais e o debate dos novos movimentos sociais. Concepções e desenvolvimento histórico do sindicalismo e dos movimentos sociais no Brasil. A relação do Serviço Social com os movimentos sociais. Experiências profissionais  nos processos de organização, mobilização e lutas sociais.

 

TOPO DA PÁGINA

 

3. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

________________________________________________________________________________________________________________________________

. Dissertação de Mestrado

Ementa: Atividades de orientação, pesquisa, exame de qualificação, elaboração e defesa da dissertação.

. 10 créditos

Orientação / banca de qualificação / banca de defesa de dissertação (creditados após banca de defesa)

De acordo com resolução do Conselho Superior de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF todos os alunos de cursos de pós-graduação stricto sensu necessariamente cursará a disciplina de Dissertação de Mestrado, com orientação de um docente do Colegiado. No final do primeiro ano letivo, o mestrando deverá fazer o exame de qualificação do projeto de dissertação.

 

TOPO DA PÁGINA

 

4. DISCIPLINAS OPTATIVAS DAS LINHAS DE PESQUISA / ATIVIDADES PROGRAMADAS

________________________________________________________________________________________________________________________________

. 06 créditos obtidos com as atividades programadas, com exigência de, no mínimo, 04 créditos obtidos com disciplina optativa.

As atividades programadas compreendem: estudos individuais, participação em grupos de pesquisa ou de estudo, estágio de docência, disciplinas optativas entre outras atividades que venham a ser definidas pelo Colegiado do Programa.

 

– Disciplinas Optativas:

 

Disciplinas da linha de pesquisa Política social gestão pública:

 

Disciplina: A categoria de sociedade civil e o debate do chamado “terceiro setor”

Ementa: O debate da sociedade civil na tradição liberal, marxiana e marxista. Os diferentes “usos” da categoria no contexto brasileiro dos anos 90 e sua funcionalidade ideológica ao neoliberalismo.

 

Disciplina: Gestão do SUS

Ementa: Estado e Saúde: história e política. A Gestão do SUS: financiamento,  regionalização, resolutividade, tecnologias, modelo de atenção à saúde,  organização de redes de atenção a saúde no SUS,  APS como ordenadora e centro de comunicação de Redes de Atenção à Saúde (RAS), a APS em Juiz de Fora.

 

Disciplina: Questão social e desigualdades sócio-territoriais

Ementa: Paradigmas teóricos de desenvolvimento econômico hegemônico nas sociedades ocidentais. A constituição indissociável das formas de riqueza e de pobreza que lhes são particulares.

 

Disciplina: Teoria democrática e os conselhos de política pública

Ementa: Democracia na tradição liberal e marxista. A democracia participativa: debate contemporâneo. Conselhos de política pública e a questão democrática.

 

Disciplina: Tópicos Especiais em Política Social e Gestão Pública

Ementa: Disciplina de ementa aberta.

 

Disciplinas da linha de pesquisa Serviço Social e sujeitos sociais:

 

Disciplina: História, Cultura e Serviço Social

Ementa: O curso se propõe refletir sobre as categorias de história e cultura a partir de autores considerados interlocutores importantes para o Serviço Social. O assistente social se insere dentro dos processos históricos e trabalha com a dimensão da cultura, seja no âmbito do trabalho profissional, seja no âmbito da pesquisa. Neste sentido recuperamos a questão da memória tendo no trabalho com fontes orais uma técnica de pesquisa e de trabalho. Também recuperamos a categoria de “experiência” trabalhada por Thompsom.

 

Disciplina: Os Instrumentos e Técnicas em Serviço Social

Ementa: Os mitos e dilemas dos instrumentos e técnicas em Serviço Social: a relação teoria e prática; a relação meios/fins na passagem da teoria à prática; prática e prática profissional; prática profissional e mercado de trabalho; teoria e conhecimentos. As dimensões da prática profissional: a unidade na diversidade. O projeto ético-político da profissão. Os instrumentos tradicionais e emergentes da intervenção profissional do Assistente Social.

 

Disciplina: Pensamento Social Brasileiro

Ementa: As concepções sobre classe e revolução na formação social brasileira e latino americana presentes no pensamento social crítico brasileiro do século XX

 

Disciplina: Tópicos Especiais em Serviço Social e Sujeitos Sociais

Ementa: Disciplina de ementa aberta.

 

Disciplina: Trabalho e Organização Sindical

Ementa: Sindicato, Representação e Identidade Operária. Concepções e desenvolvimento histórico do movimento sindical no Brasil. Crise, globalização e repercussões no mundo do trabalho. A crise do sindicalismo: impasses e perspectivas.

 

– Atividades Programadas:

 

Atividade Programada: Estágio de docência

Ementa: Disciplina de ementa aberta.

Os alunos, bolsistas da Capes obrigatoriamente, deverão completar 02 bimestres de estágio de docência a ser realizado na própria FSS/UFJF, sob a orientação de um professor do programa.

 

Atividade Programada: Estudos Individuais

Ementa: Disciplina de ementa aberta.

 

Atividade Programada: Grupos de Pesquisa

Ementa: Disciplina de ementa aberta.

 

TOPO DA PÁGINA

 

 

FLUXO DE ATIVIDADES

________________________________________________________________________________________________________________________________

1° semestre

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

PERÍODO

Serviço Social e Questão Social

45h

3 cr

semestral

Teoria Social e Sociologia Clássica

45h

3 cr

semestral

Disciplina Optativa

30 h

2 cr

bimestral

Seminário de Pesquisa

30h

2 cr

bimestral

 

2° semestre

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

PERÍODO

Estado e Política Social

45h

3 cr

semestral

Território, Sociedade e Serviço Social

45h

3 cr

semestral

Disciplina Eletiva– Linha de Pesquisa Serviço Social e Sujeitos Sociais: Movimentos Sociais e Serviço Social

30 h

2 cr

bimestral

Disciplina Eletiva– Linha de Pesquisa Política Social e Gestão Pública: Gestão Pública de Políticas Sociais

30h

2 cr

bimestral

Disciplina Optativa

30h

2 cr

bimestral

Orientação de Dissertação

semestral

 

3° semestre

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

PERÍODO

Orientação de Dissertação

semestral

Atividades Programadas

30h

2 cr

bimestral/semestral

 

4° semestre

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

PERÍODO

Orientação de Dissertação

semestral

Atividades Programadas

30h

2 cr

bimestral/semestral

 

TOPO DA PÁGINA