UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: 215034 - HISTÓRIA, CULTURA E SERVIÇO SOCIAL

Créditos: 2

Departamento: DEPTO FUNDAMENTOS SERV SOCIAL /SSO

Ementa O curso se propõe refletir sobre as categorias de história e cultura a partir de autores considerados interlocutores importantes para o Serviço Social. O assistente social se insere dentro dos processos históricos e trabalha com a dimensão da cultura, seja no âmbito do trabalho profissional, seja no âmbito da pesquisa. Neste sentido recuperamos a questão da memória tendo no trabalho com fontes orais uma técnica de pesquisa e de trabalho. Também recuperamos a categoria de experiência trabalhada por Thompsom.
Conteúdo Tópico I
. O que é a História? Como esta se constrói?
. Processo histórico e relações sociais
. A história do cotidiano.
. História e histórias.

Tópico II
. A memória: o sentido da reconstrução do passado e do presente.
. trabalho com fontes orais: as possibilidades da reconstrução histórica
. experiência, socialização e política.

Tópico III
. A categoria de cultura: a cultura como produção humana, como práxis social.
. Cultura modos de vida e vida cotidiana
. Apropriação desta categoria pelo serviço social.
Bibliografia ENGELS, Federico. Prefacio de Engels para a terceira edição alemã. in O 18 Brumário e cartas a Kugelman. Ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1969.
MARX, Karl. O 18 Brumário de Luis Bonaparte. in O 18 Brumário e cartas a Kugelman. Ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1969.
HOBSBAWM, Eric.Sobre História. ed. Companhia das Letras, São Paulo, Brasil, 1998. Marx e a história pág 171 a 184; A história de baixo para cima, pág. 216 a 231
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. in Obras escolhidas. Magia e Técnica, Arte e política. Ed. Brasiliense, 1994.
CHAUI, Marilena. Os Trabalhos da Memória. In. BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. 6ª ed., São Paulo, Companhia Das Letras, 1998..
MOLJO, Carina Berta. La Historia oral y su relación con el Trabajo Social in Serviço Social e Sociedade Ed. Cortez, fasículo n 63,Brasil 2000
YAZBEK, Maria Carmelita. Classes subalternas e assistência social. 2.Ed, São Paulo, Cortez, 1996. (introdução)
THOMPSON. E, P. A Miséria da teoria o um planetário de erros. Uma crítica ao pensamento de Althusser. R. de Janeiro. Ed. Zahar 1981. Brasil pág. 180 a 200.
__________. Costumes em comum. Estudos sobre a cultura popular tradicional. Ed. Companhia das Letras, São Paulo, 1998. (Introdução: costume e cultura. Pág. 13 a24).
__________. A formação da classe operária inglesa I. A árvore da liberdade. Ed. Paz e terra, São Paulo. (prefacio)
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar