Inscrição em disciplina isolada Mestrado e Doutorado

Data: 13 de março de 2019

Período: 13/03 – das 8:30h às 17:30h a 20/03 – das 8:30h às 17:30h

Critérios:

a) O critério adotado será a ordem de chegada na Secretaria do Mestrado, nos horários acima determinados. A solicitação deverá ser feita pessoalmente ou por  procuração devidamente registrada.

b) Os candidatos interessados em cursar disciplina isolada no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social deverão atender ao disposto no Regimento Interno do Programa, a saber:

1. Sobre a possibilidade de cursar as disciplinas: “Art. 47- regimento interno do programa: Ao discente especial de disciplina isolada será permitido cursar até, no máximo, duas (02) disciplinas do Programa.” (Incluindo reprovações anteriores).
  2. Sobre os documentos necessários para a matrícula: “Graduado não inscrito no programa, seja ou não discente de outro programa de Mestrado ou Doutorado, poderá requerer matrícula como discente especial em disciplina isolada, mediante entrega dos seguintes documentos: a) Fotocópia autenticada do diploma de graduação; b) Fotocópia da Carteira de Identidade e CPF; c) No caso de aluno de outro Programa de Pós-Graduação, nível mestrado ou doutorado, comprovante de matrícula no curso; d) Outros documentos que venham a ser considerados necessários pelo Coordenador do Programa ou pelas instâncias competentes da UFJF”

Ouvintes: Para candidatos do mestrado que não quiserem ter vinculo de matricula ou que não conseguirem se matricular, há a possibilidade de assistir as aulas como ouvintes. Para este caso, tratar direto com professor. Candidatos do doutorado que quiserem assistir as aulas como ouvintes, é necessário ser portador(a) do título de mestre e também tratar direto com professor.

Disciplinas disponíveis para o mestrado:

Disciplina: Serviço Social e Questão Social

Ementa: O significado sócio-histórico da profissão: particularidades do Serviço Social na sociedade brasileira, fundamentos e o debate contemporâneo. Fundamentos da questão social e sua radicalização da atualidade. O Serviço Social internacional e as suas particularidades  na América Latina O debate da questão social no Serviço Social. Projeto ético-político: desafios para a formação e exercício profissional.

Docente: Profa. Dra. Carina Berta Moljo

Dia: Quinta-feira, 15h as 18h

Período: semestral

Número de vagas disponíveis para a matricula: 2

—————————————————————————————

Disciplina: Movimentos Sociais e Serviço Social

Ementa: Classes e consciência de classe. Teoria das organizações clássicas dos trabalhadores: partidos e sindicatos. A teoria dos movimentos sociais e o debate dos novos movimentos sociais. Concepções e desenvolvimento histórico do sindicalismo e dos movimentos sociais no Brasil. A relação do Serviço Social com os movimentos sociais. Experiências profissionais  nos processos de organização, mobilização e lutas sociais.

Docente: Profa. Dra. Maria Lúcia Duriguetto

Dia: De 08/05/2019 a 10/07/2019

Quarta-feira, 18:00 h às 21:00 h

Período: 2º bimestre

Número de vagas disponíveis para a matricula: 1

Disciplina disponível para o doutorado:

Disciplina: Teoria Social Contemporânea

Ementa: Teorias sociais contemporâneas e repercussões para as expressões da questão social. A teoria política e econômica do neoliberalismo frente às questões das políticas sociais. Os fundamentos do pensamento pós-moderno e limites de sua crítica à sociabilidade do capital.

Docente: Prof. Dr. José Paulo Netto

Dia: Sexta-feira, 15h – 18h.

Período: 1º semestre

Número de vagas disponíveis para a matricula: 5