INICIAL

Data: 17 de março de 2015

_________________________________________________________________________________________________________________________________

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Mestrado, foi recomendado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior , em novembro de 2004. Tem como área de concentração “Questão Social, Território, Política Social e Serviço Social”, articulada em duas linhas de pesquisa: “Política Social e Gestão Pública” e “Serviço Social e Sujeitos Sociais”.

1. OBJETIVOS

Os objetivos do programa consideram sua especificidade como estudos pós-graduados e a inserção da universidade na região. Desse modo, foram definidos os seguintes objetivos:

. Formar recursos humanos qualificados para atuação em políticas sociais e públicas;

. Formar recursos humanos qualificados para atuarem no ensino superior e organismos de pesquisa;

. Contribuir para a consolidação e expansão do Serviço Social como campo de conhecimento da questão social e das políticas sociais;

. Contribuir no aperfeiçoamento e inovação das políticas sociais e públicas governamentais na esfera municipal, estadual e federal;

. Propiciar trocas entre pesquisadores dentro das linhas de pesquisa definidas pelo programa com outros provenientes de outros programas afins;

. Contribuir na consolidação dos grupos de pesquisa já existentes com o estabelecimento de projetos consistentes que envolvam alunos de graduação, IC e pós-graduação;

. Fortalecer o ensino de graduação pelo aprimoramento docente e pelo estabelecimento de oportunidades de pesquisa aos graduandos;

. Produzir e difundir novos conhecimentos através de publicação, e organização de seminários e congressos.

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Questão Social, Território, Política Social e Serviço Social

O debate que se trava hoje no Serviço Social e mesmo no campo das políticas e gestão pública, precisa considerar a diversidade e particularidade que as diferenças espaciais vão impor aos processos contemporâneos da acumulação capitalista e seus impactos nas configurações da questão social.

A questão social e seu enfrentamento através das políticas, mediada em suas expressões locais, constitui-se o eixo articulador das abordagens tanto em relação ao estudo da política e da gestão pública, como em relação às dicussões pertinentes ao trabalho profissional do Serviço Social e aos sujeitos sociais.

TOPO DA PÁGINA