Linhas de Pesquisas do Programa

Exercício Físico e Saúde

A presente linha de pesquisa tem por objetivo avaliar os efeitos, agudo e crônico, do exercício físico sobre condições fisiológicas e fisiopatológicas do organismo humano, com vistas a estratégias preventivas e terapêuticas. Engloba estudos de natureza epidemiológica, clínica e laboratorial.

Aspectos diagnósticos e terapêuticos de agravos em Odontologia

Esta linha de pesquisa objetiva abordar, através de estudos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais o desenvolvimento e avaliação de estratégias de diagnóstico e terapia para problemas na boca e estruturas de crânio e face. Também incluem-se nessa linha projetos que avaliam materiais de uso odontológico como recursos terapêuticos.

Saúde do sistema urinário e genital

Esta linha de pesquisa tem por objetivo abordar, em senso amplo, as condições e doenças dos sistemas urinário e genital. Estudos epidemiológicos, de acompanhamento clínico, de desenvolvimento de métodos terapêuticos são desenvolvidos. Ênfase especial é dada a aspectos preventivos e terapêuticos das doenças renais crônicas, incluindo o transplante renal. Também são abordados os aspectos das doenças gênito-urinárias desde a patogênese até a terapia.

Saúde do sistema digestivo

A presente linha de pesquisa objetiva abordar, com estudos em humanos e animais, aspectos da patologia, diagnóstico e tratamento de agravos do sistema digestivo. Estudos epidemiológicos também subsidiarão o conhecimento, especialmente no que concerne aspectos preventivos.

Aspectos imunológicos e inflamatórios em saúde

A imunologia como base para a compreensão da etiopatogenia de doenças do corpo humano é abordada por essa linha de pesquisa. Projetos envolvendo estudos laboratoriais e clínicos, incluindo possibilidades de terapia compõem a mesma.

Inovação Tecnológica em Saúde

O desenvolvimento e avaliação de tecnologias em saúde é objetivo dessa linha. Para tanto, projetos que vislumbrem tanto a divulgação através de artigos científicos quanto o depósito de patentes são desenvolvidos. O reconhecimento da importância da inovação tecnológica em saúde faz com que essa linha tenha amplitude em diversos níveis da atenção em saúde tanto para utilização em nível individual quanto da coletividade.

Atenção à saúde: aspectos epidemiológicos, clínicos e estratégicos de tratamento

Esta linha de pesquisa objetiva o desenvolvimento de projetos em âmbito coletivo e individual, que abordem a ocorrência e fatores de risco a agravos em saúde, dando suporte para o desenvolvimento de estratégias preventivas. Também incluem-se nessa linha estudos clínicos de avaliação de atividades de atenção à saúde nos níveis primário, secundário e terciário.

Aspectos microbiológicos de interesse para a saúde e o meio ambiente

A presente linha de pesquisa aborda aspectos ecológicos vinculados aos microrganismos e sua relação com a saúde e o meio ambiente. Incluem-se estudos de resistência e sucessão bacteriana, impacto no meio ambiente, assim como perfil de suscetibilidade de diferentes microrganismos potencialmente patogênicos.

Avaliação de Fármacos

Estudos de eficácia, efetividade, toxicidade de diferentes fármacos são o objeto de atuação desta linha de pesquisa. A Farmacologia em senso amplo é abordada, com vistas a avaliação de fármacos para uso em seres humanos. Estudos laboratorias em diferentes modelos, incluindo animais e clínicos são realizados.

Saúde reprodutiva

Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar, sob aspectos preventivos e terapêuticos, fatores que podem interferir positiva ou negativamente na reprodução humana. Aspectos da fisiologia da reprodução são abordados como base para a compreensão e desenvolvimento de estratégias.

Espiritualidade e Saúde

O reconhecimento do papel da espiritualidade na saúde tem aumentado ao longo dos anos. Estudos sistemáticos e metodologicamente contemporâneos são escassos. A presente linha de pesquisa objetiva, através de estudos sistemáticos compreender diferentes aspectos relacionados à espiritualidade e condições de saúde. Estudos epidemiológicos, clínicos e vinculados às ciências humanas são realizados.

Geriatria e Gerontologia

Essa linha de pesquisa objetiva investigar os mecanismos relacionados ao envelhecimento, fatores associados a saúde mental e física dos idosos, medicamentos potencialmente inapropriados, estratégias educacionais no ensino da geriatria, cuidado interprofissional e de que forma estudantes e profissionais de saúde abordam e lidam com as condições associadas ao processo do envelhecimento.

Educação Médica e em saúde

Essa linha de pesquisa objetiva investigar a implementação de novas estratégias educacionais ativas nas áreas relacionadas a saúde e medicina (Aprendizado baseado em equipes, Flipped Classroom, Jigsaw, Aprendizado baseado em problemas), quais fatores podem impactar o processo de aprendizagem, assim como, identificar fatores associados a qualidade de vida, saúde mental/física, empatia, relação medico-paciente e estilos de aprendizagem dos estudantes, residentes, médicos e egressos.