UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Núcleo de Pesquisa em Nutriente e Exercício Físico Aplicados à Síndrome Metabólica

Você está em: Sobre o Programa > Núcleos de Pesquisa > Núcleo de Pesquisa em Nutriente e Exercício Físico Aplicados à Síndrome Metabólica

O NEFASM (Nutriente e Exercícios Físicos Aplicados à Síndrome Metabólica) busca compreender os mecanismos biológicos relacionados à fisiopatologia, prevenção e tratamento de doenças metabólicas. Para tanto utiliza recursos de biologia molecular e metabologia em estudos experimentais e clínicos. O objetivo do grupo de pesquisa é investigar os efeitos positivos exercidos pelos nutrientes e/ou exercícios físicos e suas repercussões na síndrome metabólica. Assim, efeitos da suplementação de nutrientes com características anti-inflamatórias e ou antioxidantes associados ou não a pratica de exercícios físicos sobre os mecanismos moleculares de resistência à insulina, adiposidade, dislipidemia e riscos cardiovasculares são de grande interesse do grupo.

O NEFASM executa reuniões semanais, com a presença de todos os membros, toda quinta-feira, das 16:00 às 18:00h. Para fazer parte do NEFASM e, consequentemente, frequentar as reuniões entre em contato com o Professor Claudio Teodoro de Souza pelo e-mail claudio.t.desouza@gmail.com.

 

Prof. Dr. Claudio Teodoro de Souza

 

Programa de Pós-Graduação em Saúde