UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Núcleo de Pesquisa em Investigação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício

Você está em: Sobre o Programa > Núcleos de Pesquisa > Núcleo de Pesquisa em Investigação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício

O grupo de pesquisa intitulado Unidade de Investigação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício (InCFEx) foi fundado e cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil/CNpq no ano de 2009 pelo Professor Mateus Camaroti Laterza. Nesses 10 anos de existência do InCFEx o objetivo foi mantido em avaliar os efeitos, agudos e crônicos, do exercício físico e das manobras fisiológicas sobre os aspectos fisiopatológicos dos sistemas cardiovascular, metabólico, renal e autonômico. 
O InCFEx possui dois laboratórios, um lotado no Hospital Universitário e o outro lotado na Faculdade de Educação Física e Desportos, ambos pertencentes a Universidade Federal de Juiz de Fora. Nessas duas unidades, aparelhos e técnicas permitem a conquista do objetivo proposto. Porém, o sucesso do grupo só foi possível pela constante presença e colaboração de professores e alunos da graduação e pós-graduação.
Assim, diante dos recursos técnicos e, principalmente, das pessoas envolvidas, dezenas de publicações, nacionais e internacionais, foram realizadas. Sendo que esses artigos tem sido lidos e citados em outros trabalhos por pesquisadores nacionais e de outros países. Além disso, por meios das pesquisas desenvolvidas, foi possível apresentar  trabalhos científicos em importantes congressos nacionais e internacionais, onde muitas premiações foram recebidas.
Atualmente, o InCFEx é composto por docentes, graduandos, residentes, mestrandos, doutorandos e por pessoas que desejam entrar na pós-graduação. Vale ressaltar que por meio dos Professores do InCFEx, mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-graduação em Saúde (Faculdade de Medicina), Educação Física (Faculdade de Educação Física) e Fisioterapia ingressam no InCFEx.
 
O InCFEx executa reuniões semanais, com a presença de todos os membros, toda quarta-feira, das 16:30 às 18:30h. Para fazer parte do InCFEx e, consequentemente, frequentar as reuniões entre em contato com o Professor Mateus Camaroti Laterza pelo e-mail mateuslaterza@hotmail.com.
O InCFEx está presente nas redes sociais pelo Instagram @mateuslatera e pela página no Facebook #InCFEx, acesse e tenha informações adicionais.

Prof. Dr. Mateus Camaroti Laterza

Programa de Pós-Graduação em Saúde