UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: 2020134 - SINALIZAÇÃO CELULAR E METABOLISMO ENERGÉTICO

Créditos: 2

Departamento: DEPTO DE CLINICA MEDICA /MED

Ementa Estudo dos mecanismos de sinalização celular, como receptores, mensageiros e efetores intracelulares e o controle do metabolismo energético em momentos funcionais celulares distintos, destacando estado de jejum e alimentado; e em situações patologicas, como obesidade e diabetes.
Conteúdo Geral: As células de um organismo pluricelular foram programadas para responder a um conjunto específico de sinais extracelulares produzidos por outras células, essa sinalização é complexa, porém magnífica. Objetivando a ampla compreensão desses eventos biológicos, essa disciplina aborda a comunicação e sinalização entre as células, as moléculas efetoras intracelulares e explora o envolvimento destes mecanismos em processos celulares de controle do metabolismo energético e em situações de patologias metabólicas, citando a obesidade e diabetes. A familiaridade com a literatura, a sua interpretação, e o debate de recentes publicações sobre o tema também são objetivos fundamentais desta disciplina.
Específicos: Estudar a sinalização celular, seus componentes (como receptores, mensageiros e efetores intracelulares) e a efetiva relação com o metabolismo intermediário; Controle hormonal do metabolismo lipídico e glicídico; Controle celular durante o estado de jejum e o alimentado; Alterações na sinalização celular, distúrbio do metabolismo energético e a fisiopatologia da obesidade e diabetes.
Bibliografia Alberts, B. et al. Biologia Molecular da Célula. Artes Médicas: Porto Alegre, RS, 2017. 6a Edição (capítulo 15 ¿ sinalização celular).

LODISH, H. et al. Biologia Celular e Molecular. Artmed Editora, 7ª edição, 2014 (capítulos 12, 15 e 16).

NELSON, David, L.; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6a.ed São Paulo: Sarvier Artmed, 2014 (capítulos 13-18, 21 e 23).

Vários artigos obtidos pelos alunos ou mesmo escolhidos pelo professor a partit da base de dados pubmed (em www.pubmed.com).
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar

Programa de Pós-Graduação em Saúde