UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: 2020124 - COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO NA SAÚDE

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE CLINICA MEDICA /MED

Ementa Concepção pedagógica e teorias da aprendizagem que fundamentam o ensino na saúde
Desenho curricular
Metodologias ativas de aprendizagem
Problem based Learning ¿ Aprendizagem baseada em problemas
Team Based Learning ¿ Aprendizagem baseada em equipe
Flipped Classroom ¿ Aula Invertida
Tecnologias de Informação e Comunicação (webfolio, repositório, ferramentas síncronas e assíncronas)
Avaliação formativa e somativa, normo e critério-referenciada
Características psicométrias da avaliação
Metodologias de avaliação apropriadas ao ensino baseado em competências
Preparo e apresentação de estratégias educacionais
Conteúdo Descrever as habilidades que se espera que o aluno adquira ao concluir a disciplina.
Desenvolver competências pedagógicas para o ensino nas profissões da saúde
Instrumentalizar o pós-graduando no desenvolvimento de desenho curricular, metodologias ativas de aprendizado (Problem based Learning, Team Based Learning, Flipped Classroom, entre outras) e uso de ferramentas de avaliação
Bibliografia AAMC educating doctors to provide high-quality medical care: a vision for medical education in
the United States. The report of the ad hoc committee of Dean's. 2004
ACGME Outcomes Project. Toolbox of Assessment Methods. 2000, v 1.1
Burr SA, Brodier E, Wilkinson S. Delivery and use of individualised feedback in large class medical teaching. BMC Medical Education 2013, 13:63
AMEE. Outcome-based Education. AMEE Medical Education Guide No 14,University of
Dundee, 1999.
BOLLELA VR, SENGER MH, Tourinho F, Amaral EM. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto) 2014;47(3): 293-300.
DEAN X. PARMELEE & LARRY K. MICHAELSEN. Twelve tips for doing effective Team-Based Learning (TBL). Medical Teacher. 2010; 32: 118¿122.
EPSTEIN RM. Assessment in Medical Education. New England Journal of Medicine 2007: 356: 387-396
HRYNCHAK P., BATTY H. The educational theory basis of team-based learning 2012; 34: 796¿801
MCLAUGHLIN, JACQUELINE E., et al. "The flipped classroom: a course redesign to foster learning and engagement in a health professions school." Academic Medicine 89.2 (2014): 236-243.
MENNIN, S. Self-organization, integration & curriculum in the complex world of medical education. Medical education 2010;44:20-30.
MOFFETT J. Twelve tips for ¿flipping¿ the classroom. 2015, 37(4): 331-336
NORCINI J et al. Criteria for good assessment: Consensus statement and recommendations from the Ottawa 2010 Conference. Medical Teacher. 2011; 33: 206¿214
KHOGALI E. S. Team-based learning: A practical guide: Guide Supplement 65.1 ¿ Viewpoint. Medical Teacher. Medical Teacher. 35(2):163-165, 2013.
TAYLOR DCM, HOSSAM H. Adult learning theories: Implications for learning and teaching in medical education: AMEE Guide No. 83. Medical Teacher. 35:e1561-e1572, 2013.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar

Programa de Pós-Graduação em Saúde