UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: 2020120 - TOPICOS ESPECIAIS EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA II

Créditos: 3

Departamento: DEPTO DE CLINICA MEDICA /MED

Ementa - Modalidades de ensino e aprendizagem em geriatria e em outras áreas
- Síndromes demenciais e déficit cognitivo em idosos
- Farmacologia no idoso
- Escrita científica
- Preceitos de análise estatística e compreensão de resultados
- Apresentação de artigos científicos atuais nas áreas de geriatria e educação médica e em saúde
- Vivencia de técnicas de metodologia ativa de aprendizagem
Conteúdo -Analisar de forma sistematizada e baseada em evidências as características dos artigos científicos da área, podendo utilizar esse conhecimento para outras áreas
-Manejar a busca por evidências científicas e condução de revisão bibliográfica acerca do tema
-Ter contato com os artigos dos principais autores da área
-Compreender como utiliza-se a análise estatística e como devem ser analisados os resultados
-Obter habilidades quanto a escrita acadêmica e submissão de manuscritos para revistas científicas
- Compreender as diferentes modalidades de ensino para estudantes na geriatria e em outras áreas através de métodos ativos de aprendizagem centrados no aluno
Bibliografia Buurman BM, Parlevliet JL, van Deelen BA, de Haan RJ, de Rooij SE. A randomisedclinicaltrialon a comprehensivegeriatricassessmentandintensive home follow-up after hospital discharge: theTransitionalCare Bridge. BMC Health Serv Res. 2010 Oct 29;10:296
Hastings SN, Whitson HE, Sloane R, Landerman LR, Horney C, Johnson KS.Usingthepasttopredictthe future: latentclassanalysisofpatternsofhealthservice use ofolderadults in theemergencydepartment. J AmGeriatr Soc. 2014 Apr;62(4):711-5
American GeriatricsSociety 2012 BeersCriteria Update Expert Panel. American GeriatricsSocietyupdatedBeersCriteria for potentiallyinappropriatemedication use in olderadults. J AmGeriatr Soc. 2012 Apr;60(4):616-31.
Cheek E, Rajkumar C.Howtopresentstatistics in medical journals.e Ageing. 2014 Mar 13.
Graffam, Ben. "Active learning in medical education: strategies for beginningimplementation." Medical teacher 29.1 (2007): 38-42.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar

Programa de Pós-Graduação em Saúde