UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação

Você está em: Sobre o Programa > Apresentação

capesO Programa de Pós-graduação em Saúde da UFJF (PPgS), uma iniciativa da Faculdade de Medicina da UFJF, foi criado em 2005 já com conceito 4 (Bom) pela CAPES e, na trienal 2010-2012, alcançou aumento em seu conceito, passando para conceito 5 (Muito bom).

 O PPgS tem por objetivo a formação do aluno em nível de Mestrado e Doutorado, com foco nos problemas da Saúde Brasileira. O objetivo é que o profissional formado esteja capacitado a atuar como docente, realizar e orientar pesquisas de excelência em cursos de Graduação e Pós-graduação. Espera-se que esse profissional esteja apto a propor, obter recursos, executar e divulgar estudos voltados para as 11 linhas de pesquisa que compõem este Programa de Pós-graduação.

 17 Núcleos de Pesquisa fazem parte do PPgS que, em linha com o PNPG (2010 2020) e as diretrizes da área Medicina I, apresenta uma filosofia acadêmica voltada para a interdisciplinaridade. Como resultado, há uma forte produção intelectual em revistas de alto nível de áreas tão diversificadas como medicina, saúde coletiva, neurociência, biologia, imunologia, bioquímica, história da ciência, psicologia, odontologia e filosofia.

A vinculação orientador/orientando será estabelecida no ambiente dos Núcleos de Pesquisas com a participação de outros alunos graduandos e bolsistas de iniciação científica reunidos em torno da mesma pesquisa.

O profissional formado estará se capacitado para ministrar cursos em nível de graduação e pós-graduação, além de orientar dissertação (Mestrado) e teses (Doutorado) nos cursos stricto-senso, propor e executar projetos de pesquisa.

Programa de Pós-Graduação em Saúde