UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: 2027018 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA E PESQUISA PSICOLÓGICA

Créditos: 3

Departamento: DEPTO DE PSICOLOGIA /ICH

Ementa Linguagem, teoria e argumentação. Indução, dedução e o problema do método. Filosofia da ciência e psicologia: positivismo lógico, Popper, Kuhn, Feyerabend e o pós-modernismo.
Conteúdo ...
Bibliografia British Journal for the Philosophy of Science (2000-). Oxford: Oxford University Press (ISSN 1464-3537).
Carnap, R. (1961). Pseudoproblemas na filosofia. In: Os Pensadores, vol. XLIV. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
Carnap, R. (1932). Psicologia en lenguage fisicalista. In: Ayer, A.J. (org.) El positivismo logico. Mexico: FCE.
Copi, I. (1978). Introdução à lógica. 2ª ed. São Paulo: Mestre Jou.
Feyerabend, P. (1989). Contra o método. 3ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
Hempel, C. (1935/1977). A análise lógica da psicologia. (tradução não publicada)
Kuhn, T. (1992). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.
Kuhn, T. (2006). As ciências naturais e humanas. In: O caminho desde a estrutura. São Paulo: EDUNESP.
Newton-Smith, W. (ed.) (2001). A companion to the philosophy of science. London: Blackwell.
Philosophy of Science (2000-). Chicago, IL: University of Chicago Press (ISSN: 1539-767x).
Popper, K. (1975). Conhecimento objetivo. Belo Horizonte: Itatiaia.
Popper, K. (1983). A demarcação entre ciência e metafísica. In: Carrilho, M. (org.) Epistemologia: posições e críticas. Lisboa: Edições 70, 1991.
Sarkar, S. & Pfeifer, J. (eds.) (2006). The philosophy of science: An encyclopedia. New York: Routledge.
Psillos, S. & Curd, M. (eds.) (2008). Routledge companion to philosophy of science. London: Routledge.
Simons, J. & Calvo, P. (eds.) (2009). The Routledge companion to philosophy of psychology. London: Routledege.
Sokal, A. e Bricmont, J. (1999). Imposturas intelectuais: o abuso da ciência pelos pós-modernos. Rio de Janeiro: Record.
Studies in History and Philosophy of Science (2000-). Amsterdam: Elsevier (ISSN: 1369-8486).
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar

Programa de Pós-Graduação em Psicologia