UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: 2027002 - DESENVOLVIMENTO E PROMOÇÃO DE SAÚDE NO CONTEXTO EDUCATIVO

Créditos: 3

Departamento: DEPTO DE PSICOLOGIA /ICH

Ementa Prevenção e de promoção de saúde em contextos sócio-educativos. Programas preventivos e pesquisas envolvendo intervenção promotoras de desenvolvimento e saúde.
Conteúdo ...
Bibliografia American Journal of Community Psychology (2003-). Amsterdan: Springer Netherlands.
Annual Review of Psychology. (2003-). Palo Alto: Annual Reviews.
Barbosa, A.J.G, Lourenço, L.M. & Mota, M.M.E. (2009). Desenvolvimento Psicossocial. Temas em educação e Saúde. Campinas: Edtiora Aliena.
Bronfenbrenner, U. (1996). A ecologia do desenvolvimento humano: Experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas.
Bronfenbrenner, U. & Evans, G.W. (2000). Developmental science in the 21st century: Emerging questions, theoretical models, research designs and empirical findings. Social Development, 9 115- 125.
Contini, M.L.J. (2001). O psicólogo e a promoção de saúde na educação. São Paulo: Casa do Psicólogo
Del Prette, Z. A .P & Del Prette, A. (Orgs). (2003). Habilidades, Desenvolvimento e Aprendizagem. Questões conceituais, avaliação e intervenção. Campinas: Alínea. Del Prette, Z. A .P & Del Prette, A. (2011) Habilidades sociais: intervenções efetivas e pesquisas em grupo. São Pauylo: Casa do Psicólogo.
Guzzo, R.S.L. (2001). Saúde psicológica, sucesso escolar e eficácia da escola: Desafios do novo milênio para a psicologia escolar. Em: Zilda A .P. Del Prette (Org.) Psicologia Escolar e Educacional: Saúde e Qualidade de Vida (pp.25-42). Campinas: Alínea
Hutz, C.S. (Org.) (2002). Situações de Risco e Vulnerabilidade na Infância e na Adolescência. Aspectos teóricos e estratégias de intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Journal of Prevention & Intervention in the Community (2003-). Oxford: Routledge.
Koller, S.H. (Org.). (2008). Ecologia do desenvolvimento humano. Pesquisa e intervenção no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Lane, K.L. & Beebe-Frankenberger, M. (2004) (Eds). School-based interventions: The tools you need to succeed. Boston: Pearson Education.
Rapp-Paglicci, L. A., Dulmus, C. N. & Wodarski, J. S. (Eds.). (2004). Handbook of preventive interventions for children and adolescents. New Jersey, NJ: John Willey & Sons.
Lordelo, E.R.; Carvalho, A.M. & Koller, S.H. (Orgs.) (2002). Infância brasileira e contextos de desenvolvimento.São Paulo/Salvador: Casa do Psicólogo/EDUFBA
Martinez. A.M. (Org.) (2005). Psicologia Escolar e Compromisso Social. Campinas: Alínea..
Melillo, A . & Ojeda, E.N.S. e cols. (2005). Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas. Porto Alegre: Artmed.
Prevention Science (2003-). Amsterdan: Springer Netherlands.
Rodrigues, M.C. (2005). Prevenção na escola: um enfoque cognitivo-social. In: M.M.P.E. Mota (Org.). Psicologia. Interfaces com a Educação e a Saúde (p. 11-30). Juiz de Fora: Editora UFJF
Seligman, M.E.P. & Csikszentmihalyi, M. (2000). Positive Psychology: An introduction. American Psychologist, 55(1), 5-14
Sheldon, K.M. & King, L. (2001). Why positive psychology is necessary? American Psychologist, 56(3), 2l6-217.
Snyder, C.R. & Lopez, S.J. (2008). Psicologia positiva: uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Artmed.
Tavares, J. (2001). Resiliência e Educação. São Paulo: Cortez.
The Journal of Primary Prevention (2003-). Amsterdan: Springer Netherlands.
Trombeta, L. H. A. P., & Guzzo, R. S. L. (2002). Enfrentando o cotidiano adverso: Estudo sobre resiliência em adolescentes. Campinas: Alínea.
Trindade, Z. A. & Andrade, A.N. (2005). Psicologia e saúde: Um campo em construção. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Zins, J. E.; Elias, M.J.; Greenberg, M. T. & Weissberg, R. P. (2000). Promoting Social & Emotional Competence in Children. In: PreventingSchool Problems - Promoting School Success: Strategies and Programs That Work. National Association of School Psychologist, pp. 71-99.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar

Programa de Pós-Graduação em Psicologia