UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Sobre os Cursos

Você está em: Sobre os Cursos

O curso de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF iniciou suas atividades de Mestrado em 2008 e do Doutorado em 2013. É credenciado pela CAPES com conceito quatro. Conta com um quadro de 19 doutores efetivos.

 

Área de Concentração

O Programa, com área de concentração “Psicologia”, está organizado a partir de três linhas de pesquisa: “Processos Psicossociais em Saúde”,  “Desenvolvimento Humano e Processos Sócio-Educativos” e “História e Filosofia da Psicologia”.

 

Objetivos

O curso tem como objetivo desenvolver uma formação em nível de pós-graduação que esteja compromissada com a produção de conhecimento e a formação acadêmica em Psicologia, proporcionando uma reflexão crítica sobre o saber científico em Psicologia considerando sua multiplicidade de objetos e de abordagens teóricas e metodológicas.

 

Em termos gerais, o Programa visa:

 

I. Aprofundar as competências e habilidades adquiridas no Curso de Graduação e Pós-Graduação, desenvolvendo técnicas de investigação e pesquisa em Psicologia, visando à formação de pesquisadores qualificados, que possam refletir criticamente sobre a literatura cientifica; formular problemas de pesquisa relevantes, decorrentes dessa análise; delinear projetos de pesquisa; refletir sobre as questões éticas envolvidas na condução de projeto de pesquisas; selecionar e executar as análises de dados adequadas aos de projetos de pesquisa; relacionar e integrar resultados provenientes de diversas pesquisas nas linhas de pesquisa propostas; discutir os resultados de pesquisa no campo teórico e metodológico dessas linhas, mostrando convergências e possíveis divergências e formulando hipóteses explicativas que contribuam para a compreensão do fenômeno estudado; redigir textos científicos referentes a relatos de pesquisa realizados.

II. Formar professores de Psicologia para o magistério superior capazes de elaborar programas de curso, disciplinas e treinamento no âmbito do ensino superior; elaborar plano de aula, contendo objetivos, conteúdo de ensino, sistema de avaliação, estratégia pedagógica e bibliografia; ensinar conteúdos teóricos e metodológicos.

III. Capacitar profissionais da área de psicologia atendendo a uma demanda regional, promovendo a mediação entre os conhecimentos construídos e a prática nas áreas de pesquisa oferecidas, visando formular, coordenar, executar e avaliar projetos de intervenção profissional.

 

botao_home

Veja também: Corpo Discente, Regimento e Normas - PPGPSI, Linhas de Pesquisa, Disciplinas, Mestrado, Doutorado, Corpo Docente, Processo Seletivo, Formulários, Dissertações e Teses.

Programa de Pós-Graduação em Psicologia