Fechar menu lateral

Convite defesa de tese – Simone Rodrigues Perón Corrêa

CONVITE

Doutorado em Linguística

Defesa de Tese

 

Doutoranda

SIMONE RODRIGUES PERON-CORRÊA

Título da Tese

A SEMÂNTICA DE FRAMES NA CONSTITUIÇÃO DE DICIONÁRIOS TEMÁTICOS MULTILÍNGUES PARA USUÁRIOS NÃO-ESPECIALISTAS: INTERFACE, INTERAÇÃO E AVALIAÇÃO

Resumo da Tese

Esta tese discute como as teorias linguísticas influenciam o desenvolvimento de recursos lexicográficos multilíngues e moldam a experiência do usuário com esses recursos. Para tanto, nosso objeto de estudo e análise foi a aplicação computacional (mknob), que foi desenvolvida e está sendo aperfeiçoada pela equipe da FrameNet Brasil. O aplicativo, um guia de bolso multilíngue, possui três funções principais, sendo (i) um sistema de recomendação baseado em geolocalização e filtros de interesse; (ii) a Diciopédia, que se caracteriza por ser um dicionário que trata dos domínios do Turismo e dos Jogos Olímpicos, e (iii) um tradutor baseado em frames e estruturas qualia. Para atingir o objetivo proposto, analisamos a função Diciopédia, que é um dicionário eletrônico que abrange os domínios específicos do Turismo e dos Esportes em três idiomas: Português do Brasil, Inglês e Espanhol. Ancorada nos aportes teóricos da Lexicografia (ATKINS, 2008; L’HOMME, 2010,2014), da Semântica de Frames (FILLMORE, 1982, 1985), da Teoria do Léxico Gerativo (PUSTEJOVSKY, 1995) e da Terminologia baseada em Frames (FABER ET AL. 2005, 2006,2010), analisamos como essas teorias moldam o recurso lexical Diciopédia; assim como verificamos como esse processo afeta a experiência do usuário com o recurso, através de questionários e do uso de ferramentas que monitoraram cada clique do usuário ao usar a Diciopédia. Esta tese tem outros objetivos adjacentes que corroboram para o adensamento da base de dados da FrameNet Brasil, do aperfeiçoamento do aplicativo (mknob) e da sistematização de um processo de desenvolvimento de outras ferramentas para domínio específico. Os resultados obtidos demonstraram a validação da função Diciopédia de modo positivo; apontaram para ajustes necessários, quanto às necessidades dos consulentes; nos auxiliaram no aperfeiçoamento da modelagem computacional já realizada, assim como na implementação de novos dados que se fizeram necessários, para a proposição de um padrão para construção de dicionários eletrônicos fundados em frames na projeção de novos projetos lexicográficos que atendam outros domínios especializados.

Data, horário e local

Dia 31 de maio de 2019, às 09:00 horas, no Laboratório FrameNet Brasil, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

 

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

 

 

Nome do(a) Prof.(a)

Título e entidade onde foi obtido

Data de obtenção do título

(mês/ano)

Entidade a que pertence

Observação

01

Tiago Timponi Torrent

Doutor / UFRJ

10/2009

UFJF

Orientador e Presidente

02

Ana Cláudia Peters Salgado

Doutora / PUC-Rio

11/2008

UFJF

Membro titular interno I

03

Ely Edison da Silva Matos

Doutor / UFJF

06/2014

UFJF

Membro titular interno II

04

Pilar León-Araúz

Doutora / Univ. Granada

06/2009

Univ. Granada

Membro titular externo I

05

Flávia Cristina Cruz Lamberti Arraes

Doutora / UNB

11/2006

UNB

Membro titular externo II

06

Natália Sathler Sigiliano

Doutora /UFRJ

02/2013

UFJF

Suplente interno

07

Maria Cláudia de Freitas

Doutora / PUC-Rio

01/2007

PUC-Rio

Suplente externo