Convite defesa de tese – Maurício Carlos da Silva

A DIMENSÃO IDEOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

EM AUDIÊNCIAS DE CONCILIAÇÃO NO PROCON

Resumo da Tese

Este trabalho pretende identificar o papel da ideologia na construção de identidades em duas audiências de conciliação no PROCON, adotando-se a abordagem teórico-metodológica da Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 2002; GOFFMAN, 2002). O conceito de ideologia é assumido como um fenômeno instável, situado e influenciado pelo contexto sócio-histórico (BILLIG, 1991; SHI-XU, 2000). No que tange à identidade, parte-se do princípio de que ela emerge durante a interação, é construída e circula no contexto discursivo local (BUCHOLTZ; HALL, 2004) e está orientada para metas específicas (HALL, 2000). Para efeito de análise, procuramos relacionar questões de ordem macrossocial a questões microestruturais. Nesse sentido, foi fundamental a noção de indexicalidade (BLOMMAERT, 2014) enquanto fenômeno intrínseco à prática comunicativa. As pessoas produzem e constroem significados, mobilizando formas linguísticas que indiciam aspectos do domínio sócio-histórico e cultural, por meio de inferências ideológicas. A pesquisa se configura como um estudo de caso de cunho qualitativo, e faz uso de dados reais de fala, gravados e transcritos segundo as convenções do modelo utilizado pelos analistas da conversa (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974). Os resultados do estudo mostram que a dimensão ideológica, nas audiências investigadas, teve como função, primordial, na construção de identidades, orientar a significação do sentido. Já as identidades construídas serviram como recurso argumentativo direcionado a propósitos interacionais específicos: ora para atribuir uma identidade negativa ao opositor, ora para reivindicar uma identidade positiva para si, ou ainda para justificar ou conduzir a tomada de decisões. Em termos práticos, acreditamos que este trabalho é relevante por colaborar com o debate que envolve a relação entre ideologia e linguagem, particularmente, no que se refere à fala-em-interação, uma área ainda carente dessa discussão.

Data, horário e local

Dia 03 de abril de 2019, às 13:30 horas, no Laboratório de Webconferências do Centro de Educação a distância (CEAD), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

COMPOSIÇÃO DA BANCA:

Nome do(a) Prof.(a)

Título e entidade onde foi obtido

Data de obtenção do título

(mês/ano)

Entidade a que pertence