UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

2009

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Mestrando (a)

DAVIANE MOREIRA E SILVA

Título

Cahier, Caderno, um diálogo possível

Orientador (a)

Profª. Drª. Enilce  Albergaria Rocha

Data da defesa

17/04/2009

Resumo

Pretendemos com este trabalho investigar aspectos culturais e identitários presentes em “Caderno de retonro”, de Edimilson de Almeida Pereira, em diálogo com Cahier d’um retour au pays natal, do martinicano Aimé Césaire, obersavndo as aproximações e distanciamentos das escolhas poéticas dos autores e as negociações da formação identitária na escrita da diáspora negra nas Américas.

 

Mestrando (a)

FERNANDA PIRES ALVARENGA FERNANDES

Título

Ponto de partida, um país em cena: Análise das relações entre o musical e o discurso de identidade no teatro brasileiro

Orientador (a)

Prof. Dr. Alexandre Graça Faria

Data da defesa

14/05/2009

Resumo

Este trabalho busca analisar aspectos culturais e identitários presentes na produção do Grupo de Teatro Ponto de Partida em suas relações com a cultura brasileira contemporânea. Criada com o expresso objetivo de dinamizar a produção artística da cidade do interior onde surgiu, a companhia lida com diversas tensões entre o local, o regional e o global, cujas articulações foram se transformando ao longo de seus trinta anos de existência. Investigamos, principalmente, o posicionamento do grupo frente às transformações na cultura nacional, as relações entre diferentes estratos culturais (eruditos, populares e massivos) e a utilização do recurso musical como tentativa de estabelecer uma linguagem que comunique ao brasileiro suas próprias questões. Além disso, pretendemos mostrar como se dá o uso de outros recursos da cultura angariados pelo grupo na tentativa de representação da identidade local e nacional.

 

Mestrando (a)

VANESSA SOARES DE PAIVA

Título

Berkeley em Bellagio – lugares

Orientador (a)

Profª. Drª. Miriam Lídia Volpe

Data da defesa

24/09/2009

Resumo

Este trabalho busca apresentar uma possibilidade de leitura e análise da obra Berkeley em Bellagio (2002), de João Gilberto Noll, a partir do tópico “lugares”, que podem ser: os geográficos, explicitados no título do romance, e o que implica o trânsito entre eles (insílio, exílio e desexílio); o lugar de enunciação do escritor sob dois aspectos – em relação a si mesmo (identidade), e à sua tarefa como intelectual latino-americano, explicitando a relação polêmica periferia/cânone

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