Fechar menu lateral

Colóquio Transversalidades Estéticas (de 30/08 a 02/09/2016) – Programação

Marcando o início do 2º semestre letivo de 2016 do PPG-Letras: Estudos Literários, o Colóquio Transversalidades Estéticas propõe aquecer as discussões e reflexões sobre Literatura e crítica literária e Literatura, Identidade e outras manifestações culturais, as duas linhas de pesquisa do Programa. O evento contará com mesas-redondas, conferências (uma delas acompanhada da exibição de um curta-metragem) e mesa de conversa com autores, abordando temas que atravessam e estão atravessados pelas questões de estética na contemporaneidade.

 

Colóquio Transversalidades Estéticas – Programação

30/ago

19:00  às 19:30

Exibição do Filme sobre o qual versará a conferência

La jetée (Dir. Chris Marker. França, 1962)

Auditório da Fale

19:30 às 21:30

Mesa Redonda

Anderson Pires
Luiz Fernando Medeiros

Travessias arriscadas na poesia contemporânea

Auditório da Fale

31/ago

19:00 às 21:00

Mesa Redonda

Rogério de Souza Sergio Ferreira
Luís Claudio Costa Fajardo
Maiara Alvim de Almeida

Jogos e narrativas no meio eletrônico

Auditório da Fale

01/set

19:00 às 21:00

Conferência Biagio D’Angelo

Estética do objeto. Desdobramentos entre Literatura e Artes visuais

Auditório da Fale

02/set

18:00 às 19:30

Mesa- de conversa
com Natan Barreto

Apresenta: Rose Nascif

Apresentação do Livro Movimento imóvel de Natan Barreto

Auditório da Fale

 

Convidados

 

Prof. Dr. Biagio D’Angelo (UnB)

Biagio D’Angelo, Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq), é Professor de Teoria, Crítica e História da Arte na Universidade de Brasília. Trabalhou como Professor de Teoria da Literatura e Escrita Criativa do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi também Professor de Literatura Comparada em várias universidades internacionais (Hungria, Peru, Bélgica, Rússia). Presidente do Comitê Internacional de Estudos Latino-americanos (2007-2010) da AILC/ICLA (Associação Internacional de Literatura Comparada). Formado em línguas e literaturas orientais, com ênfase na área de arte e cultura russa, pela Universidade de Veneza Ca’ Foscari. Entre seus campos de interesse: linguagens e hibridismos na literatura e nas artes visuais; livro-objeto e livro de artista; relações intersemióticas entre palavra e imagem; poesia visual; transtextualidades. Dentro das suas publicações acadêmicas, destacam-se ensaios sobre autores latino-americanos, sobre as relações entre cultura e visualidade, sobre os mitos nas literaturas americanas. Publicou também três livros de poesias. Entre suas publicações mais recentes: Tito, meu irmão e eu (Porto Alegre: Edelbra, 2014); em coautoria con MELLO, A. M. L. (Org.); SOUZA, R. T. (Org.); JACOBY, S. (Org.); GERBASE, C. (Org.). Literatura e Cinema. Encontros contemporâneos. (Porto Alegre: Dublinense, 2014). O livro “Benjamin. Poema com desenhos e músicas” (São Paulo: Melhoramentos, 2011) ganhou o Premio Jabuti 2012 no âmbito da Literatura Infanto-juvenil e faz parte do Acervo Básico 2012 da FNLIJ (Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil).

 

O Prof. Biagio D’Angelo apresentará a conferência “Estética do objeto. Desdobramentos entre Literatura e Artes visuais” e colaborará no programa com reunião de intercâmbio de projetos dos Grupos de Estudos “Textos, Histórias, Visualidades: imbricações” (UnB) e “Linguagens Mestiças” (UFJF) e com a banca examinadora de qualificação de doutorado da aluna Fernanda Arruda Abrantes.

 

Prof. Dr. Luiz Fernando Medeiros (UFF)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986). Pós-Doutorado em Paris-I com Sarah Kofman (1987, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, com Jacques Derrida (1987,1994 e 1997). Tem experiência na área de Letras e Filosofia, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: desconstrução, alteridade, poesia e narrativa contemporâneas, filosofia contemporânea, relações entre literatura, cinema e dramaturgia.Tem experiência na administração de curso de pós-graduação e graduação, com excelentes resultados em avaliações do MEC.

 

O Prof. Luiz Fernando Medeiros participará da mesa-redonda “Travessias Arriscadas na poesia contemporânea”, na qual será discutida a obra da poeta brasileira, Marilia Garcia, e suas articulações com o curta metragem La jetée (fra, 1962), de Chris Marker, que será exibido com legendas em português.

 

Natan Barreto

É poeta. Nasceu em 1966, em Salvador. Está radicado em Londres desde 1992. É tradutor e intérprete formado pelo Institute of Linguists, e professor primário pela London South Bank University. Publicou os livros de poesia Sob os telhados da noite (1999) e Esconderijos em papéis (2007); Quase-sonhos & Traduzido da noite (2009), uma edição bilíngue – francês/português – dos poemas de Jean-Joseph Rabearivelo, escritor de Madagascar; e a biografia Entre mangueiras: a vida de Eunice Palma (2011). Foi o único brasileiro selecionado, ao lado de quinze poetas ingleses, para escrever poesias inspiradas em fotografias de Sebastião Salgado, que acompanharam a exposição “Migrations”, feita pelo fotógrafo no Barbican, em Londres, no ano de 2003.

 

Natan Barreto lançará Movimento imóvel, um livro que reúne 33 poesias, escritas a partir de obras de arte, dentre as quais, encontram-se trabalhos de Henri Matisse, Pablo Picasso, Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Diego Velázquez, Michelangelo Buonarroti, Leonardo da Vinci, Van Gogh, Salvador Dalí e Frida Kahlo. Durante oi lançamento o poeta conversará com o público com mediação da Frofa. Dra. Rose Nascif.

 

Professores do Programa

 

Prof. Dr. Anderson Pires da Silva (UFJF)

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997). Mestre em Literatura brasileira pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2000). Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). É autor dos seguintes livros: “Selvagens” (Macondo – 2015) “Trovadores elétricos” (Funalfa/Aquela Editora – 2012), “Mário e Oswald: uma história privada do modernismo” (Faperj/7letras – 2009), e coautor de “Livro de setes faces” (Funalfa/Nankin – 2006). Membro-fundador do grupo “Eco: performances poéticas”. Professor adjunto da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua nas seguintes áreas de conhecimento: Historiografia literária, poesia e romance moderno, cultura pop/histórias em quadrinhos.

 

Prof. Dr. Rogério de Souza Sergio Ferreira (UFJF)

Possui Doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Pesquisa Pós-Doutoral na Universidade da California, em Santa Barbara (2014). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente com Digital Humanities (interpretação literária com auxílio da informática) e Literatura Comparada (Inglês/Português).

Pesquisador de Literatura em meio eletrônico, o Professor Rogério apresentará e coordenará uma mesa-redonda sobre jogos e narrativas no meio eletrônico, com dois de seus orientandos formados pelo programa, Maiara Alvim de Almeida e Luís Claudio Costa Fajardo (atualmente prof. do IAD).

 

Profa. Dra. Rose Mary Abrão Nascif

É doutora em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal Fluminense. Cursou Artes Liberales na Universidade de Navarra (Pamplona, 1992-1993), e participou de um curso de Aperfeiçoamento para Docentes de Língua Espanhola, na Universidade Internacional Antonio Machado (Baeza, 2003), na Espanha. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando nas áreas de ensino (língua espanhola e suas literaturas), pesquisa (iniciação científica e mestrado) e extensão (coordenação e participação de cursos), e na orientação a bolsistas em projetos (Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras, Espanhol para a Terceira Idade) e programas de monitoria. Atua como docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação/Estudos Literários, assim como coordenadora e participante de cursos de Extensão, entre outras atividades acadêmicas. Autora de traduções de artigos e de resenha, organizadora de publicações científicas. Entre julho de 2012 e julho 2014, conciliou suas atividades docentes com o exercício de chefia do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Faculdade de Letras da UFJF.

A Profa. Rose Nascif é prefaciadora do livro Movimento imóvel, de Natan Barreto, com quem coordenará uma mesa de conversa com o autor.