UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Cursos

Você está em: Sobre o Programa > Cursos

Mestrado em Física

O Curso de Mestrado em Física tem como objetivo a formação de recursos humanos qualificados cientificamente, no nível de Mestrado, para o exercício de atividades de pesquisa e ensino. A oferta desse Curso na Universidade de Juiz de Fora tem os propósitos de proporcionar a oportunidade de aprofundamento de estudos e de formação inicial para a pesquisa de estudantes recém-graduados na UFJF e em sua região de influência, e de suprir a demanda pela qualificação de pessoal docente para as instituições de ensino superior públicas e privadas, bem como de escolas federais de ensino médio e tecnológico situadas na mesma região. A estrutura do curso tem como base os melhores programas de Mestrado em Física do país. Os requisitos propostos para a obtenção do título de Mestre são compatíveis com o prazo de duração recomendado pelas agências de fomento.

As áreas de atuação do curso são bastante abrangentes, oferecendo aos alunos opções de pesquisa teórica e experimental em assuntos atuais, como por exemplo, o estudo de materiais de interesse para a nanociência, aplicações da física na biologia, no desenvolvimento de técnicas para o estudo de bactérias, estudo de gases poluentes, biocombustíveis e ainda tópicos de física teórica de buracos negros e física de partículas.

Doutorado em Física

O Programa de Doutorado Associado em Física envolvendo a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a UFV foi implantado no ano de 2006. Este programa associado foi um marco fundamental na expansão da pós-graduação no interior de Minas Gerais, particularmente na grande área de Ciências Exatas e da Terra que não possuía programas sediados fora de Belo Horizonte. O curso atende à demanda crescente por recursos humanos altamente qualificados gerada pelos vários cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação (Mestrado) em Física e áreas afins existentes principalmente em nosso estado. O curso contribui para diminuir o êxodo de bons estudantes de Minas Gerais (na área de Física), o que seria uma perda lastimável para o desenvolvimento dessa ciência nesse estado com grande potencial industrial e tecnológico. Por outro lado, apesar de novo, verifica-se um crescente interesse no nosso doutorado por alunos de outros estados, como Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e também da região norte do país, denotando a importância que o programa vêm conquistando em âmbito nacional.

Regimento Geral da Pós-Graduação da UFJF – stricto sensu

Regimento – UFJF 

 

​Regimento do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física

Regimento