UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Sobre o Programa

Você está em: Sobre o Programa

O Departamento de Física conta atualmente com 29 docentes no quadro permanente, dos quais 27 são doutores, além de 3 professores visitantes, um deles sênior. Destes, 11 são pesquisadores PQ do CNPq ou PPM da FAPEMIG. A pesquisa científica do DF é desenvolvida nas áreas de Física da Matéria Condensada, Física Atômica e Molecular, Óptica e Teoria Quântica de Campos. Nos últimos 5 anos o corpo docente do DF publicou mais de 200 trabalhos em periódicos internacionais com árbitro, inclusive em revistas de alto impacto como Science e Physical Review Letters. A consistência da produção científica do DF/UFJF levou à aprovação projetos de pesquisa por agências governamentais de fomento nos últimos anos, totalizando um montante superior a quatro milhões de Reais, contribuindo para aumentar a visibilidade da UFJF e melhorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além, é claro, de manter na fronteira tecnológica os laboratórios da Pós-Graduação.

A boa qualificação do corpo docente, ao lado da produção científica e da orientação de estudantes, criou as condições para a implantação do Curso Pós-Graduação em Física em nível de Mestrado e Doutorado recomendado pela CAPES. O Corpo docente do DF orientou ou está orientando 34 estudantes de doutorado, 68 de Mestrado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Física da UFJF e de outras instituições, e 300 de iniciação científica na UFJF. O Curso de Mestrado em Física do DF/UFJF conta atualmente com 23 alunos e o de doutorado, em associação com o Departamento de Física da Universidade Federal de Viçosa, com 45 alunos. Mais de 45 alunos já defenderam suas dissertações junto ao PPG Física/UFJF e 3 alunos suas teses de doutorado em duas grandes áreas: Física Teórica e Física Experimental. O Curso conta hoje com bolsas da Capes, do CNPq e da FAPEMIG, ale de bolsas de Monitoria fomentadas pela UFJF. Portanto, grande parte dos alunos de pós-graduação possui bolsa, fator muito importante para o bom andamento do Curso.

 

Infraestrutura do Departamento de Física

 

O Departamento de Física da UFJF possui os seguintes laboratórios:

– Laboratório de Espectroscopia de Materiais

– Laboratório de Física Aplicada

– Laboratório de Espectroscopia Atômica e Molecular

– Laboratório de Colisões Atômicas e Ciências de Superfície

– Laboratório de Simulação Computacional

 

O Departamento de Física da UFJF dispõe ainda de uma oficina mecânica, instalada em uma área de 45m², onde são construídos inúmeros protótipos e peças para os laboratórios de pesquisa, com a precisão requerida. A bibliotecas do DF é informatizada, sendo que todos os pesquisadores possuem computadores em seus gabinetes individuais cadastrados no Portal PERIÓDICOS da CAPES, o que possibilita o acesso irrestrito a um acervo de periódicos na área de Física. Da mesma forma, todos os gabinetes dos estudantes de Pós Graduação possuem computadores e internet com acesso aos periódicos da CAPES. O acesso ao portal agora está liberado também a partir do próprio domicílio do pesquisador ou estudante de Pós-Graduação. As bibliotecas também integram o sistema COMUT que permite acesso a periódicos disponíveis em outras bibliotecas nacionais, como por exemplo, as bibliotecas do CBPF e da USP.

 

Veja também: Processo Seletivo, Cursos, Disciplinas, Corpo Docente, Corpo Discente, Dissertações, Teses, Produção Científica, Grupos de Pesquisa, Normas e Regulamentos.