UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Trabalho de Campo

Você está em: Sobre o Curso > Trabalho de Campo

 

O bom conhecimento do objeto empírico nos estudos geográficos deve estar metodologicamente amparado nas pesquisas de campo. Da mesma maneira que, tradicionalmente os mestres da Geografia recomendam a excursão, há a visita técnica ou o chamado trabalho de campo no desenvolvimento das disciplinas de graduação e pós-graduação (http://www.ufjf.br/revistageografia/files/2011/12/Revista_Delgado_de_Carvalho.pdf). A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia promove e incentiva a realização de ao menos um trabalho de campo por disciplina nas duas linhas de pesquisa do programa: dinâmicas sócio-espaciais e dinâmicas sócio-ambientais.

Ver, ouvir, experienciar, interagir, dialogar são ações fundamentais no descobrimento e no desenvolvimento da pesquisa e, principalmente, na prática do conhecimento sobre o outro: este outro sendo tanto os sujeitos quanto os lugares e suas características. Para identificar e analisar fenômenos espaciais, paisagísticos, ambientais, sociais, culturais e documentais, assim como produzir, filtrar e refinar o registro cartográfico, o trabalho de campo é método e ferramenta indispensável tradicional e atual dos estudos geográficos.

Na contemporaneidade, face às novas tecnologias da informação, comunicação e registro, tem o trabalho de campo e suas variantes reafirmado seu valor estratégico na produção do conhecimento. São técnicas e tecnologias necessárias à prática de pesquisa, ao desenvolvimento do processo cognitivo, ou mesmo na apreensão e documentação da realidade social e na possibilidade efetiva de práxis junto aos diferentes grupos sociais presentes na realidade brasileira.

Enfim, no desenvolvimento e na análise do espaço e do ambiente geográfico deve o trabalho de campo, a excursão geográfica, a visita técnica ou o survey, cada um com suas metodologias específicas face aos objetivos da pesquisa, serem uma etapa primordial e constante na pesquisa e no processo educativo em Geografia.

Convidamos professores e mestrandos a deixarem aqui, devidamente organizado, o registro de suas experiências geográficas.

Bom trabalho de campo para todos!

 

3-2011

3-2011

1-2011

3-2011

1-2011

 

Veja também: A Cidade como Campo de Poder / A Produção Capitalista do Espaço - 3/2011, Geografia Cultural - 1/2011, Geoprocessamento para Análise Ambiental - 3/2011, Tópicos Especiais em Estudos Sócio-Ambientais - 1/2011.

Programa de Pós-Graduação em Geografia

Telefones: (32) 2102-3166 / 3167

E-mail: ppg.geografia@ufjf.edu.br

Nossa Fan Page

 

Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Campus Universitário – Bairro Martelos
CEP 36036-900
Juiz de Fora – MG