Defesa de Dissertação do mestrando Rafael Vilela Pereira

Comunicação de Defesa de Dissertação

Será defendida no dia 4 de setembro de 2014, às 8 horas, no Instituto de Ciências Humanas / UFJF, Anfiteatro 02, em sessão pública, a Dissertação intitulada ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS-MG de Rafael Vilela Pereira, candidato(a) ao título de Mestre em Geografia. A Banca Examinadora, homologada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação, em Geografia é formada pelos professores:

Nº de Ord.

NOME

Entidade onde obteve o doutorado

Entidade onde trabalha

Prof. Dr. Ricardo Tavares Zaidan

UFRJ

Orientador

Prof. Dr. EbervalMarchioro

URRJ

UFES

Titular Externo à UFJF

Prof. Dr. Roberto Marques Neto

UNESP

Titular

Prf. Dra.Cássia de Castro M. Ferreira

USP

Suplente

Prof. Dr. Ronaldo Mincato

UniCAMP

UNIFAL

Suplente Externo à UFJF

RESUMO:

O projeto teve como objetivo mapear a fragilidade ambiental do município de Campos Gerais-MG, analisando a inter-relação dos componentes físicos e bióticos. Nas últimas décadas, o Brasil foi o local de intensa eliminação das matas e consequente fragmentação florestal, causando um aumento significativo dos processos de erosão dos solos e alterações na dinâmica hidrológica e geomorfológica dos sistemas ambientais. Em função disto, torna-se cada vez mais urgente o planejamento físico territorial, não só com enfoque socioeconômico, mas também ambiental, levando em consideração não apenas as potencialidades, mas a fragilidade das áreas com intervenções antrópicas. Ao realizar um planejamento sem o conhecimento da fragilidade ambiental, os resultados podem ser incorretos. O mapeamento da fragilidade ambiental permite avaliar as potencialidades do meio ambiente de forma integrada, compatibilizando suas características naturais com suas restrições. O município localiza-se no sul de Minas Gerais na micro-região de Varginha, entre as coordenadas geográficas 21°14’06” de latitude S e 45°45’31” de longitude W, tendo como cidades limítrofes, Boa Esperança e Campo do Meio ao norte, Santana da Vargem e Três Pontas a leste, a sul Paraguaçu e Fama e a oeste Alfenas. Integra juntamente com estas cidades o Circuito das Águas, que compreende todo o complexo da Represa de Furnas. A análise ambiental estabelecida deu ênfase à fragilidade ambiental, englobando múltiplos fatores – naturais e antrópicos – que contribuem para a conformação da realidade local, sempre na perspectiva de um processo dinâmico e permanentemente ativo. Para o mapeamento, foi adotada a metodologia da fragilidade empírica proposta por Ross (1994).

Palavras Chave: Campos Gerais-MG, fragilidade ambiental, geoprocessamento.