Defesa de Dissertação do mestrando Julio Cesar Monerat

Comunicação de Defesa de Dissertação

Será defendida no dia 28 de agosto de 2014, às 09:00 horas, no Instituto de Ciências Humanas / UFJF, em sessão pública, a Dissertação intitulada POTENCIALIDADES E LIMITES DA TERRITORIALIDADE CAMPONESA AGROECOLÓGICA FRENTE À INSUSTENTABILIDADE DO CAPITAL de Julio Cesar Pereira Monerat, candidato(a) ao título de Mestre em Geografia. A Banca Examinadora, homologada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação, em Geografia é formada pelos professores:

Nº de Ord.

NOME

Entidade onde obteve o doutorado

Entidade onde trabalha

Suplente Externo à UFJF

Co-orientador (se houver)

RESUMO:

O debate em torno da relação entre capitalismo e campesinato constitui a questão agrária com seus diferentes paradigmas e se apresenta como conflito territorial. O camponês, como agente dessa dinâmica pode assumir diferentes identidades frente a sua relação com o capital: identidade legitimadora, de resistência ou de projeto. Diante desse quadro marcado pela insustentabilidade, o campesinato pode assumir a condição de força social portadora – juntamente como o operariado urbano – de um projeto contrário á hegemonia do capital. Para tanto, o campesinato precisa desenvolver uma identidade territorial de projeto que aponte para a superação do sociometabolismo do capital. A agroecologia pode ser o elemento capaz de fortalecer essa identidade camponesa de projeto.

Palavras Chave: campesinato, capitalismo, agroecologia