Defesa de Dissertação da mestranda Ana Raphaela

Comunicação de Defesa de Dissertação

Será defendida no dia 26 de agosto de 2014, às 15 horas, no Anfiteatro 03, do Instituto de Ciências Humanas / UFJF, em sessão pública, a Dissertação intitulada DESCENTRALIZAÇÃO INTRAURBANA EM JUIZ DE FORA: surgimento e consolidação do subcentro de Benfica de ANA RAPHAELA PEREIRA E PAULA, candidato(a) ao título de Mestre em Geografia. A Banca Examinadora, homologada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação, em Geografia é formada pelos professores:

NOME

Entidade onde trabalha

Observação

Prof. Dr. Luís Angelo dos Santos Aracri

Orientador

Prof. Dr. Gilmar Alves Trindade

UESC/BA

Titular Externo à UFJF

Prof. Dr. Francisco de Assis Penteado Mazetto

Titular

Prof. Dr. Júlio César Gabrich Ambrozio

Suplente

Profa. Dra. Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti

UESC/BA

Suplente Externo à UFJF

RESUMO:

A estrutura interna das cidades reflete as ações que se realizaram no passado e que estão em curso no presente. As ações do passado deixaram marcas que associadas às transformações da contemporaneidade nos trazem a necessidade de compreensão desse movimento dialético de mudanças e permanências na (re)produção do espaço intraurbano. Com o intuito de estudar a dinâmica que se processa na hierarquização do espaço intraurbano em Juiz de Fora – MG propomos a análise da “expansão” do centro principal da cidade através da descentralização de serviços urbanos e atividades econômicas para outras áreas, fazendo surgir os subcentros. Entendemos que para o estudo da estrutura urbana faz-se necessário compreender a centralidade da cidade na rede urbana se quisermos compreender sua estrutura intraurbana representada pelo binômio centro/subcentro. Dessa forma, nossa proposta consiste em estudar o processo de descentralização na escala de análise intraurbana e sua relação com o surgimento e consolidação de Benfica e de seu papel como “subcentro” exercendo influência sobre uma hinterlândia de mais de 110 mil habitantes.

Palavras Chave: descentralização urbana, espaço intraurbano, subcentro