PROFESSOR DO PPGEO PUBLICA LIVRO SOBRE CONTAMINAÇÃO DE SOLOS

Imagem (15)Sob a Coordenação dos professores Geraldo César Rocha e Jorge Antônio Barros de Macedo, com o apoio da FAPEMIG e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFJF), em outubro de 2012 aconteceu no Instituto de Ciências Humanas o Seminário Contaminação de Solos: Características e Consequências no Meio Antrópico. Desse seminário nasce um livro homônimo, organizado pelos coordenadores, e publicado pela Editora UFJF, que terá seu lançamento em breve.

“A contaminação de solos urbanos e rurais no Brasil está sendo tardiamente descoberta e mapeada. Este livro procura dar um panorama desse passivo ambiental no país. O capítulo 1 discorre sobre as características físico-químicas do solo frente ao processo. No segundo capítulo são abordados os principais contaminantes e as consequências do inadequado manejo e alocação dos resíduos. O capítul3 mergulha na contaminação de solos rurais, abordando a poluição por agrotóxicos e antibióticos nos sistemas de manejo do solo. Já o quarto capítulo versa sobre as consequências da contaminação no meio urbano, detalhando pesquisas ligadas à biodisponibilidade de alguns metais contaminantes. O último capítulo versa sobre as áreas contaminadas e seu gerenciamento em Minas Gerais. Espera-se que essa publicação, inédita na temática no país, contribua para a discussão e posicionamento de pesquisadores, comunidades e poder público, visando o aumento de nossa segurança ambiental e qualidade de vida.” (ROCHA, G. César)

Geraldo Rocha é professor associado do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua no Programa de Mestrado em Geografia, ministrando a disciplina Avaliação e Gerenciamento de Riscos Ambientais. Atualmente, após estágio de pesquisa sobre carbono orgânico na China (NEIGAE/Harbin), tem trabalhado com pesquisa sobre formas de carbono no solo. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação e monitoramento de riscos ambientais, EIA/RIMA (meio físico), geoprocessamento na região de Ibitipoca, região de Juiz de Fora/MG, mapeamento de riscos e desastres ambientais em áreas urbanas e rurais, além de carbono nos ecossistemas terrestres.

Jorge Macedo é professor/pesquisador titular da Faculdade de Tecnologia SENAI de Juiz de Fora, autor de 16 livros envolvendo Recursos Hídricos e Química Ambiental. Tem experiência na Área de Controle de Qualidade em águas, efluentes e alimentos, desinfecção química (indústrias de alimentos, EAS, águas), técnicas convencionais e avançadas de tratamento de águas, principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade de água em reservatórios, química ambiental, contaminação química por manejo de resíduos sólidos (RSS, urbanos e industriais); tratamento de efluentes urbanos e industriais, aproveitamento de água de chuva, higienização e desinfecção de estabelecimento da Área de Saúde e indústrias de alimentos.