Fechar menu lateral

EXAME DE QUALIFICAÇÃO JUDSON LIMA, DIA 19/05/14

 

Comunicação de Exame de Qualificação

 

 

                Será realizado no dia 19 de maio de 2014, às 08h30min horas, no Anfiteatro III do Instituto de Ciências Humanas / UFJF, em sessão pública, o Exame de Qualificação do projeto de dissertação intitulado “TERRITORIALIDADE AGRÁRIA E ECONÔMICA NA MESORREGIÃO DA ZONA DA MATA MINEIRA: ESTUDO DE CASO NA PRÁTICA DA SILVICULTURA DE EUCALIPTO EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA” do mestrando JUDSON LIMA BERNARDINO, com Banca Examinadora homologada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia e formada pelos professores:

 

 

NOME

Entidade onde trabalha

Observação

01

LEONARDO DE OLIVEIRA CARNEIRO

UFJF

Orientador

02

ELIAS LOPES DE LIMA

UFJF

Titular

03

Valter do Carmo cruz

UFF

Titular

04

Maria Lucia Pires Menezes

UFJF

Suplente

 

RESUMO:

A pesquisa se foca na compreensão do processo em curso de territorialidade agrária e econômica na mesorregião da zona da mata mineira, pautada na silvicultura do gênero de Eucalyptos em territórios quilombolas.

As florestas de eucalipto nativas ocorrem principalmente na Austrália, no entanto, o gênero Eucalyptos é um dos exemplos mais impressionantes de dispersão pelo globo devido a atividades humanas. Essa facilidade de dispersão se dá principalmente devido à sua grande capacidade de adaptação a diferentes condições geoecológicas, principalmente em áreas tropicais, e às numerosas possibilidades de uso, com destaque como matéria-prima da indústria de papel e celulose, o cultivo de eucalipto para fins produtivos têm sido implantado sem diversos países.

(…)

Em meio ao cenário descrito, de sucessivas territorialidades agrárias na mesorregião da Zona da Mata mineira e produção capitalista desse espaço agrário, encontram-se treze comunidades remanescentes de quilombo que perpetuam sua r-existência (PORTO-GONÇALVES, 2006).

Tais comunidades não saem ilesas desse confronto, tendo seus territórios e territorialidades afetados, quando não ameaçados por estas questões. O avanço da monocultura de eucalipto vem transformando práticas e modos produtivos culturais que estão territorializados na mesorregião da Zona da Mata mineira, tornando assim uma lógica de produção distinta daquela adotada pelos produtores rurais que estão mais próximas a uma agricultura de subsistência.

Dentre as treze comunidades duas serão o foco de nossos trabalhos e análises, dentre elas estão a Comunidade de São Pedro de Cima que se localiza no município de Divino/MG e a Comunidade Colônia do Paiol que se localiza no município de Bias Fortes/MG.

 

Palavras Chave: Territorialidade agrária; Comunidades quilombolas e R-existência.

 

 

 

 

Juiz de Fora, 30 de Abril de 2014.

 

 

 

Prof. Dr. Vicente Paulo dos Santos Pinto

Coordenador

Programa de Pós-Graduação em Geografia

Universidade Federal de Juiz de Fora