Defesa de Dissertação da mestranda Geisimara Alves de Oliveira será em 14/03/2014

Comunicação de Defesa de Dissertação

Será defendida no dia 14 de março de 2014, às 08 horas, no Anfiteatro 02 do Instituto de Ciências Humanas / UFJF, em sessão pública, a Dissertação intitulada AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS ATUAIS DE MERCÚRIO EM ÁREA CONTAMINADA NO MUNICÍPIO DE DESCOBERTO – MG, da discente GEISIMARA ALVES DE OLIVEIRA candidato(a) ao título de Mestre em Geografia. A Banca Examinadora, homologada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação, em Geografia é formada pelos professores:

Entidade onde foi

faculdade senai de tecnologia

Co-orientador

RESUMO:

Em dezembro de 2002 foi observado afloramento de mercúrio metálico na localidade da Serra da Grama, zona rural do município de Descoberto – MG. O metal surgiu no local após as correções realizadas por retro-escavadeira na estrada de acesso à área. Na região foram desenvolvidas atividades de garimpo de ouro a partir de 1824 até meados do século XX. O mercúrio (Hg) é utilizado na fase final do garimpo para a separação do ouro de outros minerais e concentração do metal. O presente trabalho propõe avaliar a concentração atual de mercúrio total na área contaminada no município de Descoberto – MG. Tendo como objetivos específicos: avaliar os níveis de mercúrio total ao longo de perfis de solos; avaliar a concentração de mercúrio total nos sedimentos fluviais; analisar a variabilidade da concentração do mercúrio nas estações seca e chuvosa e comparar a concentração de mercúrio encontrado com os níveis permitidos pela legislação brasileira e com pesquisas já realizadas na área. A metodologia proposta consistiu na coleta de amostras de solos e sedimentos em locais definidos através de visitas de reconhecimento, levantamento de dados históricos existentes e resultados obtidos em outras pesquisas já realizadas no local. A quantificação de mercúrio total em solos apresentou valores entre 0,03 e 16,55 mg/kg. Os resultados obtidos na avaliação de mercúrio total em sedimentos compravam contaminação dos sedimentos fluviais entre 0,03 e 1,67 mg/kg. Com relação à variabilidade da concentração de mercúrio na estação seca e chuvosa notou-se um aumento dos níveis de mercúrio nos solos e sedimentos no período chuvoso. Conclui-se que a contaminação por mercúrio se mantém na área. O significativo aumento da concentração de mercúrio em sedimentos e solos no período chuvoso se justifica como conseqüência da lixiviação e transporte de solos e sedimentos contaminados, devido ao grande volume de água que caracteriza essa estação. A constatação de teores significativos de Hg em sedimentos e solos deve ser considerada preocupante, visto que a interação do mercúrio com a biota pode levar a processos de bioacumulação e biomagnificação. Os pontos até então escolhidos como referência apresentaram concentração de mercúrio, demonstrando dessa maneira possíveis focos de contaminação ainda não detectados.

Palavras – Chave: mercúrio, contaminação, solos, sedimentos.